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dc.contributor.authorLanzer, Michellept_BR
dc.contributor.otherMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T13:14:46Z
dc.date.available2022-09-05T13:14:46Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31717
dc.descriptionOrientador: Emygdio Leite de Araujo Monteiro Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Uma das características da sociedade humana é o alto grau de interferência que causa sobre o ambiente, visando a adaptá-lo às suas necessidades. O crescente número de pessoas vivendo em cidades leva ao aumento do ruído nos ambientes urbanos e naturais. As principais fontes antropogênicas de ruído são as indústrias e os meios de transporte, sendo estes considerados os de maior relevância para a vida selvagem em virtude de sua ampla distribuição global. O ruído de tráfego é conhecido por causar impactos negativos sobre populações de aves, podendo acarretar, inclusive, redução na densidade populacional e sucesso reprodutivo por estresse ou mascaramento. Estudos indicam que o mascaramento pode interferir na comunicação, prejudicando a atração de parceiros, coesão social, defesa, detecção de presas, navegação e outros comportamentos. Com o objetivo de verificar potenciais impactos da poluição sonora sobre uma comunidade de aves, o presente estudo foi desenvolvido em um fragmento florestal urbano delimitado por duas rodovias de alto tráfego na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Os níveis de pressão sonora na área de estudo foram obtidos por meio de medições in situ, utilizando-se um medidor de nível sonoro modelo BK 2238 classe 1, e o software BK 7820 para gerar os níveis sonoros equivalentes (Leq) em decibéis ponderados em "A" [dB(A)]. Foram feitas gravações de vozes de espécies escolhidas ao acaso através de buscas ativas por aves em atividade vocal. A fim de registrar as vocalizações juntamente com o ruído de fundo foram utilizados gravador National–RQ–2211MA e microfone multidirecional Sennheiser–ME64. Os níveis de pressão sonora obtidos encontram-se entre 57,2 e 80,7 dB(A), todos acima dos limites permitidos por lei Municipal. As análises dos cantos e do ruído, feitas com o software Canary 1.2.1, mostraram que o ruído de tráfego alcança freqüências próximas a 8000 Hz, sendo que os maiores níveis de pressão sonora encontram-se em freqüências de até 4000 Hz. As vocalizações de dez espécies de aves estudadas possuem freqüências dentro da faixa do ruído de tráfego. Algumas espécies (e.g. Leucochloris albicollis) vocalizam em altas freqüências, onde há menores níveis de ruído e podem estar sujeitas a menor interferência acústica; outras, como Synallaxis spixi e Turdus rufiventris, emitem sinais acústicos que se encontram tanto em baixas quanto em altas freqüências e, desse modo, sofrem mascaramento parcial de seus cantos. Os cantos de espécies que vocalizam abaixo de 1000 Hz (e.g. Leptotila spp.) se apresentaram completamente mascarados, não sendo possível discriminá-los do ruído dos veículos. Os resultados evidenciam a forte influência do ruído de tráfego sobre o fragmento estudado, levando a maioria das espécies desse fragmento a sofrer variados níveis de interferência acústica. Uma vez que diferentes espécies possuem faixas de sensibilidade auditiva condizentes com seus hábitos, ainda não é possível prever o nível de interferência que os ruídos causarão sobre cada espécie.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRuido urbanopt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.titleEfeitos do ruído de tráfego de veículos motorizados sobre aves que habitam um fragmento florestal urbano em Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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