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dc.contributor.advisorSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorVillas Boas, Luiz Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T16:27:29Z
dc.date.available2023-02-16T16:27:29Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31633
dc.descriptionOrientadora: Ruth Anice Guse Schadeckpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Marco Antonio Ferreira Randipt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve como objetivo averiguar se o RPG, quando utilizado como instrumento educacional, proporcionam aos alunos uma melhora na aprendizagem. Há vários jogos cooperativos que poderiam ter sido utilizados em sala de aula, mas a opção foi pelo RPG, uma sigla inglesa para Role-Playing Game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação de papéis ou de representação. Este jogo apresenta algumas características que fazem dele uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois além de focar o conteúdo da disciplina que está sendo lecionada, ele estimula a cooperação entre colegas, permite que o aluno tenha uma maior socialização com a turma e por alguns instantes esqueça que está em sala de aula e libere sua criatividade, expondo suas idéias. O RPG foi aplicado em turmas do primeiro ano do ensino médio, em dois colégios, sendo ambos pertencentes à rede estadual de ensino. A elaboração do jogo foi feita após a análise do cronograma de aula dos professores das escolas selecionadas, para abordar um assunto de biologia que já tivesse sido lecionado até a data da aplicação do RPG, sendo o assunto relacionado a citologia. Para analisar a eficácia do jogo, foram aplicados dois questionários, um antes e outro após a sua execução, sobre o assunto lecionado. Também os professores das disciplinas responderam a um questionário sobre seus conhecimentos prévios de jogos cooperativos e suas opiniões sobre o jogo executado. Os resultados obtidos através dos questionários foram avaliados, para cada turma, demonstrando quais questões tiveram mudanças significativas; também foram analisadas as questões individualmente, e em conjunto através do teste de qui-quadrado, comprovando que o conhecimento adquirido após a aplicação do RPG foi significativo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleRPG auxiliando na aprendizagem e formação do aluno: experiência proporcionada pelo RPG em alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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