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dc.contributor.authorFrohlich, Carlos Eduardopt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Flavio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-18T19:53:10Z
dc.date.available2013-07-18T19:53:10Z
dc.date.issued2013-07-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/31087
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação busca dois objetivos: o primeiro é buscar evidências acerca do impacto dos salários de professores no Brasil sobre a capacidade cognitiva dos indivíduos que ingressam em cursos superiores correspondentes à carreira de formação de professores. O segundo é quantificar a influência dos salários de professores em um município sobre a probabilidade de escolha, por parte dos ingressantes em ensino superior no mesmo município, em cursos superiores que tradicionalmente formam professores de ensino fundamental ou médio. Utilizamos a metodologia dos modelos de efeitos aleatórios na busca do primeiro objetivo, e os modelos logit e probit na busca do segundo. Os dados provêm do Enade 2004-2010 e da RAIS. Os resultados sugerem que incrementos na média salarial de professores em um município estão associados à melhora na qualidade dos indivíduos deste município que ingressam em cursos superiores relacionados à carreira de ensino, e que os salários também têm efeitos sobre a decisão dos indivíduos sobre ingressar ou não em um curso superior de formação de professores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleA relação entre salários de professores e seleção de candidatos a carreiras de magistériopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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