Cópia e gestão de design
Resumo
Resumo: Esta dissertação traz uma discussão teórica acerca do eixo temático cópia, conhecimento e inovação, analisados pela ótica da gestão de design, e está pautado no pressuposto de que é possível adquirir conhecimento que favorece a inovação por meio da cópia. A metodologia de pesquisa foi composta por um estudo teórico, bibliográfico, de método híbrido, sendo assim exploratório e descritivo com natureza qualitativa e enfoque fenomenológico. Este trabalho contribui teoricamente para pesquisas na área de gestão de design, principalmente por reunir, categorizar e sistematizar diversas noções de cópia, pontuando relação das mesmas com a gestão de design, conhecimento e inovação. O cerne central desta pesquisa foi pautado em compreender o alcance da inovação por meio da cópia pela ótica da gestão de design e com isso foi possível agrupar vários assuntos não antes relacionados dentro desta área. Abstract: This paper provides a theoretical discussion about the themes copy, knowledge and innovation, analyzed from the perspective of design management, and is lined on the assumption that it is possible to gain knowledge that fosters innovation by copying. The research methodology is consisted in a theoretical study literature, hybrid method (exploratory and descriptive), qualitative and phenomenological approach. This work contributes to theoretical researches in design management, primarily to gather because categorizes and systematizes various notions of copy, scores it, and relation its with design management, knowledge and innovation. The core of this research was guided to understand the scope of innovation by copying from the perspective of the design management in a possible way that has not been related before.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]