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dc.contributor.advisorVieira, José Roberto, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorDiehl, Diego Augustopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T19:35:27Z
dc.date.available2023-11-24T19:35:27Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30979
dc.descriptionOrientador: José Roberto Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.description.abstractA explosão do número de automóveis nas grandes cidades brasileiras associada à exígua mobilidade urbana,por parte das classes subalternas faz com que novas políticas de circulação e de acesso à cidade venham sendo reivindicadas, também pelas classes abastadas,mas ,principalmente,pelo proletariado urbano. Essas reivindicações vêm ganhando maior força,nos últimos anos,devido ao aumento da segregação urbana,que é uma característica inerente ao desenvolvimento das cidades capitalistas ,e que, na fase atual, de financeirização da economia,tornou o bem-estar da população dispensável,em prol da captação de recursos a partir do chamado "marketing urbano". A medida de maior radicalidade, reivindicada atualmente pelos movimentos populares urbanos,no que tange ao acesso à cidade ,é a implantação do programa Tarifa Zero. A partir do estudo de caso de Curitiba,considerada,supostamente,como modelo de sistema eficiente de transporte coletivo,analisa-se a configuração jurídica da prestação e da remuneração do serviço ,tal como ocorre atualmente,bem como as medidas, administrativas e tributárias necessárias para a implantação do programa ,de forma a contemplar o interesse público e os valores inscritos na Constituição Federal . A implantação do programa é apontada, afinal de contas, como uma medida de caráter tático, que visa alcançar seu objetivo maior, o direito à cidade,que apenas será possível a partir da superação da cidade capitalista,e, consequentemente,da segregação e da mercantilização do solo,que são efeitos decorrentes da propriedade privada,garantida e tutelada pelo ordenamento jurídico vigente.pt_BR
dc.format.extent246 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectDireito urbanístico - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTributos - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleO programa tarifa zero no transporte coletivo de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


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