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dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorSerafim, Andréa Bierpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T18:25:47Z
dc.date.available2022-10-11T18:25:47Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30658
dc.descriptionOrientador : Clovis L. Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência dos esquemas interpretativos dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração na reação estratégica à avaliação da CAPES, referente ao período de 1998 a 2000. O método utilizado foi a pesquisa do tipo survey, os dados foram obtidos por meio de questionário disponibilizado na internet e pelo correio. Os dados secundários foram obtidos na literatura da área e verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os dados secundários permitiram identificar os valores, as crenças e interesses da área. Os dados primários foram analisados utilizando a técnica de análise discriminante identificando os esquemas interpretativos como fator interveniente na análise das reações estratégicas predominantes nos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração. Novamente foi utilizada a técnica da análise discriminante para classificar os docentes de acordo com as reações estratégicas apresentadas por Oliver (1991): conformidade, compromisso, evitação, desafio e manipulação. Após as análises, concluiu-se que existem dois grupos de docentes dentro da pós-graduação: aqueles com valores mais voltados para a academia e aqueles voltados para outros segmentos de atuação. Dos professores dos programas 68,9% têm seus valores voltados para academia, enquanto 31,1% têm seus valores voltados para outras áreas de atuação. Essa classificação não se refere a programas acadêmicos e profissionais; foi elaborada no grupo geral de docentes que responderam à pesquisa. Como resultado da segunda análise discriminante obteve-se que dentro do grupo acadêmico 93,78% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 6,22% de evitação/desafio/manipulação. Em contrapartida, no grupo voltado para outros segmentos de atuação profissional público ou privado, encontra-se que 60,55% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 39,45%, de evitação/desafio/manipulação. Concluiu-se que mesmo sob a mesma pressão institucional, os docentes reagem de formas diferentes, em função de seus esquemas interpretativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this dissertation was to study the influence of business administration graduate professors' interpretative schemes upon strategic reaction towards CAPES' evaluation in the 1998-2000 period. The methodology of research employed was the survey type and data were obtained through questionnaires available in the Internet and sent by mail. Secondary data were obtained in the specialized literature and later verified through documental and content analysis. Secondary data revealed values, beliefs and interests of the area. Primary data were analyzed using multivariate statistical methods and identified the interpretative schemes as intervening factor in the analysis of the predominant strategic reactions of the business administration graduate professors. The multivariate statistical methods were equally used to classify the graduate professors' strategic reactions according to Oliver's typology: acquiesce, compromise, avoid, defy and manipulate. Data revealed two distinguished graduate professors groups: the first, with academy orientated values; the second, with values orientated towards other performance segments. Data revealed that 68.9% of graduate professors have academy orientated values and 31.1% of graduate professors have their values orientated towards other performance segments; all respondents were used, therefore this result does not distinguished graduate professors in relation to their enrollment in academic or professional graduate programs. When respondents were separated, data revealed that 93.78% of graduate professors enrolled in academic graduate programs presented acquiesce and compromise strategic reactions, and 6.22% presented avoid, defy and manipulate strategic reactions; data also revealed that 60.55% of graduate professors enrolled in professional graduate programs presented acquiesce and compromise strategic reactions, and 39.45% presented avoid, defy and manipulate strategic reactions. The analysis of data allows concluding that graduate professors' interpretative schemes influenced their strategic reactions although submitted to same institutional pressures.pt_BR
dc.format.extent120f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superiorpt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleRelaçao estratégica a avaliaçao da CAPES : a posição do corpo docente da pós-graduação em administraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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