Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSigwalt, Carmen Sá Britopt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-06T14:10:22Z
dc.date.available2020-08-06T14:10:22Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30651
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/06/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 207-224pt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Uma segunda análise destaca três momentos da formação de alfabetizadores: o tradicional, o construtivista e a tentativa de superação destas duas abordagens. Os resultados do estudo evidenciaram o afastamento das diversas perspectivas metodológicas da concepção de alfabetizar letrando e a necessidade da formação de alfabetizadores considerar a alfabetização e o letramento como ações indissociáveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A theoretical study which analyses the different perspectives of the acquisition of written language: the traditional method, the psycogenetic constructivism, the phonic methods and the whole language approach. The parameter for analysis is the assumption of literacy through the whole language approach in which learning to read and write (mastering the graphic system) and literacy (appropriate use of reading and writing in different social functions) are developed together. A second analysis points out three moments in the preparation of teachers: the traditional, the constructivist and finally the attempt to overcome these two perspectives. The results of the study point out that there is a gap between these three methodological perspectives and the notion of preparing teachers who consider that mastering the graphic system and becoming competent users of language in its several social functions are inseparable teaching actions.pt_BR
dc.format.extent224 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDistintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrandopt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples