Manuais de história para o ensino fundamental : a presença de fontes legais relacionadas a escravidão no Brasil
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Data
2013Autor
Silva, Anne Cacielle Ferreira da, 1987-
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Resumo: Apresenta investigação que analisa a presença das fontes legais nos livros didáticos de História destinados ao 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi estruturada a partir das seguintes questões orientadoras: os documentos legais são usados pelos autores? Se sim, aparecem somente como ilustração ou como fontes? São estimuladas indagações e problematizações de forma a estabelecer um diálogo com o passado? A presença dessas fontes têm a finalidade de construir o conhecimento histórico? Pode contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagem histórica? Utilizando a análise de conteúdo como procedimento metodológico, na perspectiva de Franco (2003), foram analisados dois livros didáticos de História destinados aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Procedeu-se a um recorte temático, optando-se por examinar a presença das fontes legais nos capítulos ou unidades relacionadas aos períodos da pré-abolição, da abolição e da pós-abolição. A análise dos manuais didáticos foi realizada com base em quatro categorias: documentos citados; documentos usados como ilustração; fontes com tratamento didático parcial; e fontes com exploração didática que abre possibilidades de construção do conhecimento histórico. Como resultado evidenciou-se que do ponto de vista da quantidade e da diversidade, os livros analisados atendem as indicações quanto à inclusão de documentos para a utilização em sala de aula, indicações estas que fazem parte dos critérios de avaliação do PNLD e do discurso de especialistas da Didática da História. Observou-se a presença de diversos tipos de documentos históricos, entre eles gravuras, quadros, charges, mapas, tabelas, gráficos, fotografias, memórias. Os documentos legais foram encontrados em pequeno número: dezoito (18) no Livro A e dois (2) no Livro B. A análise das formas pelas quais os autores incluíram os documentos nos livros analisados mostram uma predominância de uso em três situações: documentos apenas citados, usados como ilustração, e com tratamento didático inadequado à construção do conhecimento histórico. Em poucas situações foram tratados como fontes e, assim, exploradas de forma a estimular o aluno à contextualização, à problematização e a interpretação. Os resultados da pesquisa evidenciaram avanços em relação à inclusão de diferentes tipos de documento nos livros didáticos, mas evidenciaram também que permanecem presentes as dificuldades em tratar os documentos como fontes, e que, portanto, há ainda a necessidade de aperfeiçoar os livros em relação a esses aspectos. Abstract: Presents an investigation that searches the presence of legislative sources in the History textbooks destined to the eight grades from basic education approved by the Textbook National Program. The research, of qualitative type, was organized based on the following guiding questions: are the legislative sources used by the authors? If so, do they appear only as illustration or as historical sources? Are there encourage to investigations and problematizations to establish a dialogue with the past? The presence of these historical sources have the objective to build the historical knowledge? Can the presence of these sources positively contribute to the teaching and learning History process? I will use as a methodological procedure the analysis of content, in Franco's (2003) perspective, it was analyzed the History textbooks for eight grade students from basic education. I chose for a thematic approach, investigating the presence of legislative sources in the chapters or units related to before, during and after abolition period. The textbooks analysis was made with basis in four categories: cited documents; documents used as illustrations; sources partially explored didactically; and sources with didactic exploration that gives possibilities to construct the historical knowledge. It can be conclude, considering the amount and diversity of sources, that the analyzed textbooks answer to the indications for the use of sources in classroom, this indications are part of the PNLD's evaluation and the speech of experts in teaching of History. It was observed the presence of many kinds of historical sources, among them: engravings, pictures, cartoons, maps, charts, graphics, photographs and memories. The legislative sources were found in a few numbers: 18 in the book A, and 2 in the book B. The analysis of the ways authors included the sources in the analyzed textbooks shows an advantage of source's uses in three situations: only cited, used as illustration, and with a didactic treatment inadequate for the construction of the historical knowledge. In only a few situations these documents were treated as historical sources and, that way, explored stimulating the student to the contextualization, problematization and interpretation, demonstrating the need to improve the textbooks in these ways. The results of the research shows the advances in the inclusion of different kinds documents on the textbooks, but shows also the permanence of difficulties in treating documents as historical sources and, therefore, there is still the need to improve the textbooks in these aspects.
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