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dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Claudine César dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T20:09:46Z
dc.date.available2022-06-15T20:09:46Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30584
dc.descriptionOrientador : Clóvis L. Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar o efeito da privatização na identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom no período de 1996 a 2000. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso. A população estudada envolve integrantes dos grupos dirigentes. Os dados foram obtidos por meio da análise de documentos, observação participante assistemática e entrevistas semi-estruturadas. O tratamento dos dados foi efetuado de forma descritiva, orientado por técnica qualitativas, utilizando-se para este fim a análise de conteúdo e a análise documental. A identidade organizacional foi verificada por meio da identificação dos valores e crenças compartilhados pelos membros dos grupos em estudo, no período anterior à privatização (1996-1998) e no período posterior à privatização (1998-2000). A identidade organizacional foi delineada a partir da análise de algumas dimensões consideradas como centrais, distintivas e duradouras, previamente selecionadas. A mudança, por sua vez, foi observada através da identificação da privatização efetivada em julho de 1998 e das alterações ocorridas em consequência desta a partir deste período. Os resultados revelados pela análise permitiram apontar que houve uma alteração significativa da identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom. Novas interpretações das crenças e valores emergem na empresa, alguns aspectos deixam de ser considerados como crenças e valores e outros surgem na organização. O entendimento compartilhado de competitividade e foco no cliente passou a ter um significado mais forte após a privatização e a importância desses valores para a organização ficou evidente diante de um ambiente competitivo. A qualidade e a orientação estratégica deixaram de ser consideradas como valores após a privatização, observou-se uma conotação de obrigatoriedade e não mais de preferência. A proatividade surgiu como um novo valor após o evento da privatização, acompanhando as alterações ambientais a que passou a ser exposta a organização. Com a mudança de empresa estatal para empresa privada e com a reestruturação, a Telepar teve alterações em suas regras gerais, bem como no contexto ambiental. Diante disso, a percepção do sentido das ações dos membros organizacionais passou por modificações: o significado da missão, da visão, dos objetivos, das estratégias, dos valores e do posicionamento social foi alterado; a intensidade e a ênfase na caracterização desses componentes da identidade organizacional configuraram-se diferentemente, ou seja, surgiram novas concepções quando comparados o período anterior à privatização e o posterior. Assim foi possível concluir que, sob a influência de mudança externa - a privatização -, a identidade organizacional da Telepar Brasil Telecom foi reformulada, no entanto algumas características organizacionais não sofreram alterações, entre elas se destaca a crença na ética dos membros organizacionais e da organização como um todo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research was to verify the effect of privatization in the organizational identity of Telepar Brasil Telecom, during the period from 1996 to 2000. The method applied for this research is case study. The population studied involved members of management groups. Data was obtained through document analysis, non systematic participant observation and semi structured interviews. The treatment of data was effected descriptively, guided by qualitative techniques, using contents analysis and document analysis. Organizational identity was investigated through identification of values and beliefs shared by the group members under study, during the period prior to privatization (1996-1998) and during the period after privatization (1998-2000). The organizational identity was outlined based on the analysis of certain dimensions considered as being central, distinctive and enduring, previously selected. The change, in turn, was observed through the identification of privatization carried out in July 1998 and the alterations which occurred as a consequence of this from this time. The results of the analysis showed that there had been a significant alteration to the organizational identity of Telepar Brasil Telecom. New interpretations of the company's beliefs and values appeared, some aspects ceased to be considered as beliefs and values while others appeared in the organization. The shared understanding of competitiveness and customer focus took on a stronger significance after privatization and the importance of these values for the organization became evident in the face of a competitive environment. Quality and strategic guidance were no longer considered as values after privatization, they took on the sense of being an obligation and no longer a preference. Proactivity appeared as a new value after the act of privatization, accompanying the environmental changes which were exposed to the organization. With the change of a state company to a private company and with the restructuring, Telepar suffered changes to its general rules, as well as in an environmental context. Owing to this, the organizational members' perception underwent changes: the significance of the mission, vision, objectives, strategies, values and social positioning were altered; the intensity and the emphasis on the characterization of these organizational identity components has a different configuration, i.e., new concepts appeared when compared to the period prior to and after privatization. Thus it was possible to conclude that, under the influence of outside change - privatization -, the organizational identity of Telepar Brasil Telecom was reformulated, however there were some organizational characteristics which did not undergo changes, and what stands out among these is the belief in ethics of the organizational members as well as the organization as a whole.pt_BR
dc.format.extent166f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.titlePrivatização e identidade organizacional : o caso Telepar Brasil Telecompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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