Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorSimoes, Bernardo da Frotapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T23:35:38Z
dc.date.available2022-12-20T23:35:38Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30508
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde J.Castorpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo comparativo de caso teve como objetivo analisar as estratégias de grandes empresas de telefonia celular móvel em relação ao seu projeto de Internet. O trabalho foi realizado com a finalidade de estudar e entender as orientações estratégicas das empresas transnacionais quando estas se deparam com culturas completamente distintas das suas próprias. O setor das Telecomunicações foi o escolhido porque é considerado um setor onde grande número de empresas utilizam a Internet como uma ferramenta de grande importância estratégica para a organização. Por este mesmo motivo, conta com uma infinidade de Sites que realmente funcionam como ferramentas de negócios. O fenômeno foi verificado, em três empresas, sendo que duas são organizações transnacionais estrangeiras e uma organização nacional. Especificamente, pesquisamos qual a influência dos fatores culturais locais na implementação de estratégias de Internet para o mercado brasileiro. Os dados foram coletados através de diversas fontes secundárias e primárias. Após a coleta, estes mesmos dados foram analisados e postos em um pequeno quadro de análise que facilita a compreensão das variáveis pesquisadas, e a sua relação com os objetivos e as perguntas de pesquisa. Para as três empresas pesquisadas, as vendas na Internet podem ser influenciadas pela cultura local. A cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa e, com a Internet, não seria diferente. Por fim, o estudo concluiu que, embora as estratégias de Internet tenham evoluído muito após a sua popularização, a Internet ainda não pode ser considerada como a "galinha dos ovos de ouro", pois é bem verdade que traz vantagens significativas para a organização, mas por necessitar de grandes investimentos em equipamentos de ponta e profissionais altamente especializados, a Internet ainda é uma ferramenta dispendiosa para a organização que a adota.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This comparative study of case had as objective to analyze the strategies of great companies of mobile cellular telephony in relation to its project of Internet. The work was carried through with the purpose to study and to understand the strategic of the transnational companies when these work with completely distinct cultures of its proper ones. The sector of the Telecom was the chosen one because a sector is considered where great number of companies uses the Internet as a tool of great strategical importance for the organization. For this exactly reason, it counts on a infinity of Sites that really functions as business oriented tools. The phenomenon was verified, in three companies, two are foreign transnational organizations and a Brazilian(local) one. Specifically, we search which is the influence of the local cultural factors in the implementation of strategies of Internet for the Brazilian market. The data had been collected through diverse secondary and primary sources. After that, these same data had been analyzed and ranked in a small picture of analysis that facilitates the understanding of the searched variable, and its relation with the objectives and the questions of the research. For the three researched companies, the business in the Internet can be influenced by the local culture. The culture is the main determinative of the desires and of the behavior of a person and, with the Internet, it would not be different. Finally, the study concluded that, although so the strategies of Internet have evolved after they had become popular, the Internet cannot be considered as "the Saviour of all problems" yet, therefore it is truth that brings significant advantages for the organization, but for needing great investments in a top of line equipments and professionals highly specialized, the Internet still is an expensive tool for the organization that adopts it.pt_BR
dc.format.extentix, 119f. : il., mapas., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectSistemas de telefonia celularpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleComo os fatores culturais afetam as estratégias de internet : um estudo comparativo de empresas do setor de telefonia móvel com unidades em operaçao no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples