dc.contributor.advisor | Magalhães, João Carlos Marques, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.author | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T13:17:14Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T13:17:14Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/30478 | |
dc.description | Orientador: João Carlos Marques Magalhães | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A proposta deste estudo reside em relatar e discutir a pesquisa envolvendo os saberes da biologia evolutiva e aproximações aos obstáculos epistemológicos, mediante a uma análise de concepções dos estudantes concluintes do ensino médio. Os saberes, neste contexto, serão apontados, num sentido mais amplo, como sendo um conjunto de elementos, informações e conhecimentos relacionados ao estudo da evolução e diversidade biológica; enquanto os obstáculos epistemológicos, segundo a epistemologia da ciência, bachelardiana, compreendem os impedimentos inerentes ao próprio ato de conhecer e tornam-se relevantes ao ensino, no sentido de se transpôs-los e desencadear possíveis avanços durante a apropriação do conhecimento científico. O objetivo geral se ateve em investigar quais são os saberes da biologia evolutiva que estão presentes nas concepções dos estudantes e discorrer sobre algumas possíveis aproximações aos obstáculos epistemológicos. A metodologia empregada esteve centrada na Análise de Conteúdo, utilizada, principalmente, para a categorização e como ferramenta para permitir inferências sobre os dados obtidos, não obstante, como instrumento de coleta de informações, elaborou-se um questionário que possibilitasse haver apontamentos quantitativos e qualitativos sobre as concepções, enquanto os sujeitos da pesquisa estão representados por estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Paraná. Os resultados estatísticos indicaram diferenças significativas na interpretação das questões em relação às turmas pesquisadas. Além do mais, uma parcela dos estudantes denotou nas argumentações a presença de saberes provenientes do senso comum, assim como, por vezes, evidenciaram aproximações de obstáculos epistemológicos nas concepções. Portanto, julga-se necessário haver mais atenção aos conhecimentos mediados em sala de aula, para que se leve em consideração os saberes que os estudantes já possuem, a fim de que haja um aprendizado básico e significativo além da apropriação correta do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os saberes da biologia evolutiva e obstáculos epistemológicos : aproximações possíveis para o avanço no ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |