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dc.contributor.authorLima, Judson Gonçalves dept_BR
dc.contributor.otherCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T16:08:28Z
dc.date.available2020-05-27T16:08:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30376
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luís Camargo Buenopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/05/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 168-173pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese se desenvolveu em torno da ideia central de que a canção brasileira não foi formatada pela indústria cultural moderna, como comumente faz parecer a demarcação do início de sua tradição juntamente com a atuação da indústria fonográfica, no início do século XX, mas que apresenta uma configuração complexa baseada em uma estrutura melódico-textual-performática que veio se desenvolvendo desde, pelo menos, o final do século XVIII e em torno da qual se configurou uma tradição. A partir de um resgate histórico (do final do século XVIII à década de 1930) das principais musicalidades e "cancionalidades" que participaram da formação da canção brasileira, tentamos mostrar que uma grande variedade de gêneros está inscrita em sua base e que o samba foi formado da síntese de outros gêneros representativos na virada do século XIX para o século XX. No levantamento do universo cancional das primeiras décadas do século XX ganharam destaque os catálogos da Casa Edison, por meio dos quais tentamos acompanhar o desaparecimento de alguns gêneros e o surgimento de outros. Em seguida, partindo da metáfora proposta por José Miguel Wisnik de que a canção é uma "rede de recados", tentamos mostrar que a canção é um objeto com alta capacidade de comunicação, o que, em parte, explica sua apropriação por parte do mercado de discos. Finalmente, baseado numa série de conceitos elaborados por Paul Zumthor, propusemos o conceito de voz-melodia para tentar pensar numa configuração "essencial" em torno da qual se formou a tradição da canção brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present thesis was conceived considering that the Brazilian song was not shaped by the modern culture industry, as it commonly appears to be due to the starting point of its tradition along with the phonographic industry, in the beginning of the 20th century. Instead it presents a complex configuration based on a melodic, textual and performative structure which was being developed since, at least, the end of 18th century and from that point on has configured into a tradition. Starting from a historic review (from the end of XVIII century until the 1930's) of the main musical and song trends which were part of the Brazilian song formation, we try to show that a great variety of genres is inscribed in its basis and that the "samba" was made up by the synthesis of other representative genres during the turn from XIX to XX century. In the research regarding the song universe from the first decades of the 20th century, the catalogues of Casa Edison were remarkable, through which we tried to follow the disappearance of some genres and the rise of others. After that, starting from the metaphor proposed by José Miguel Wisnik that the song is a "net of messages" we try to show that the song is an object with high capacity of communication, what partially explains its appropriation by the musical market. Finally, based on some concepts conceived by Paul Zumthor, we propose the concept of "voice-melody" [voz-melodia] to try to think of an "essential" configuration from which the Brazilian song tradition was formed.pt_BR
dc.format.extent176f. : il. , grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleConfigurações e reconfigurações da canção brasileira (do final do Séc.XVIII à década de 1930).pt_BR
dc.typeTesept_BR


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