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dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, José Cláudiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T18:42:28Z
dc.date.available2022-09-02T18:42:28Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30286
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoespt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação verifica de que maneira as perspectivas pública e privada do Banco do Brasil influenciam a sua estratégia. Procura-se analisar a estratégia dessa empresa estatal, situando-a como tipo de organização que se caracteriza pela intervenção do Estado em atividades diretamente produtivas. Uma das questões daí decorrentes refere-se à ambigüidade inerente à ação organizacional, marcada por comportamento oscilante entre sua face pública, voltada para a coletividade, que a leva a perseguir propósitos políticos e de natureza macroeconômica, e sua face privada, que privilegia a satisfação de propósitos particulares, que se enquadram como objetivos microeconômicos. O método adotado para o desenvolvimento desta pesquisa é o estudo de caso, desenvolvido com base em dados obtidos por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas realizadas com dirigentes da empresa. A análise dos dados coletados foi conduzida de forma descritiva, correspondendo a uma abordagem eminentemente qualitativa. Foi enfocada a estratégia do período de 1994 a 2002. Foram utilizadas as análises documental e de conteúdo. A análise dos dados permite afirmar que a estratégia do Banco do Brasil se fundamenta na maximização da eficiência operacional e do lucro; portanto enfatiza a sua dimensão privada. O caráter tido como superior do modelo privado, enquanto inspirador das formas de organização, é explicitado como necessidade de ajustamento da empresa estatal à ordem competitiva, para que ela possa enfrentar seus desafios de êxito econômico. A estratégia está voltada para o alcance da liderança no mercado em que atua, na adoção de práticas em que se persegue a agilidade, a modernidade e a lucratividade, supostamente compatíveis com o mercado. Esses pressupostos alcançam as estratégias voltadas para a gestão de recursos humanos e materiais, de produtos e serviços, relativas aos relacionamentos institucionais e com a clientela. O estudo permite concluir que a estratégia da empresa estatal é o resultado da ênfase atribuída à dimensão pública e à dimensão privada. Alguns eventos, pela sua magnitude ou pela sua natureza, podem resultar na predominância de uma ou outra dimensão. Os ajustes necessários para tanto permitem conciliar, em determinada conjuntura, os elementos de caráter público e privado da ação da empresa estatal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation verifies in what way Banco do Brasil's public and private perspectives influence its strategy. The aim is to analyze this state company's strategy, placing it as the kind of organization which is characterized by State intervention in directly productive activities. One of the questions which spring from this is the ambiguity inherent to organizational action, marked by the oscillating behavior between the company's public face, geared towards collectivity, which leads it to pursue political objectives of macroeconomic nature, and the company's private face, which favors the satisfaction of private purposes, which are framed as microeconomic objectives. The method adopted for the development of this research is the case study, developed based on data obtained by means of documents and semi-structured interviews done with the company's leaders. The analysis of collected data was conducted descriptively, corresponding to a mainly qualitative approach. The strategy of the period between 1994 and 2002 was focused on specially. Document and content analyses were used. The analysis of the data permits to state that Banco do Brasil's strategy is based on maximizing of operational efficiency and profit, its private dimension. The private model's allegedly superior character, as inspiration for forms of organization, is explained as a necessity for the State company's adjustment to a competitive market, so that it can successfully face its economic challenges. The strategy is geared towards reaching market leadership in its segment, in the adoption of practices which pursue agility, modernity and profitability, allegedly compatible with the market's structure. These premises include the strategies dealing with the management of human and material resources, products and services, those relative to institutional and clientele relationships. The study permits to conclude that the company's strategy is the result of the emphasis attributed to the public and private dimensions. Some events, because of their magnitude or nature, may result in the predominance of one or the other. The process' necessary adjustments allow the conciliation, in certain circumstances, of public and private elements in the state company's action.pt_BR
dc.format.extent144f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectBancos - Administraçãopt_BR
dc.subjectEmpresas publicaspt_BR
dc.subjectSociedades de economia mistapt_BR
dc.titleA empresa estatal e a dualidade público/privado : o caso do Banco do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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