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dc.contributor.authorMiranda, Fabiano dept_BR
dc.contributor.otherSpinillo, Carla Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T15:29:54Z
dc.date.available2019-12-06T15:29:54Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30226
dc.descriptionOrientadora: Profª Carla G. Spinillopt_BR
dc.descriptionAcompanha 1 CD-ROM com o mesmo títulopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 20/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 174-180pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design Gráfico e de Produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: A literatura sobre infografia digital geralmente enfoca aspectos jornalísticos e pouco discute características de apresentação no âmbito do Design. Diante disto, a presente dissertação descreve uma pesquisa exploratória que teve como principal objetivo investigar a sintaxe gráfica da infografia animada e interativa digital sob a ótica do Design da Informação. Isto se deu em três etapas: (1) Fundamentação teórica; (2) Análise da infografia digital; e (3) Consulta a especialistas. Na primeira etapa foi realizada uma revisão criteriosa da literatura sobre infografia, animação e interação, e de modelos de análise gráfica. Tal revisão culminou na proposição de um instrumento de análise da infografia digital, composto por quatro grupos de variáveis descritivas: (a) modos de representação; (b) relações gráficas; (c) apresentação de animação; e (d) apresentação de interação. Para verificar a aplicabilidade desse instrumento e identificar características recorrentes da infografia digital, na segunda etapa da pesquisa foi realizada a análise de uma amostra de 36 infografias animadas e interativas coletada em portais de notícias online. Os resultados indicam o pouco uso de animação e interação na amostra, sugerindo que as possibilidades do meio digital não são bem exploradas. Em seguida, na terceira etapa da pesquisa, verificou?se a pertinência do instrumento de análise por meio de consulta a seis especialistas com expertise em infografia, animação e interação, resultando em ajustes na nomenclatura e organização das variáveis. De forma geral, o instrumento proposto atende ao objetivo principal desta pesquisa, porém sua aplicação devida depende do expertise em infografia animada e interativa, o que limita seu uso a especialistas. Além disso, também depende da diversidade de características a serem analisadas na infografia digital, o que pode levar a adaptações em futuros estudos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The literature on digital infographics generally focuses on journalistic aspects and discusses little about characteristics of presentation in the context of Design. Thus this dissertation describes an exploratory study that aimed to investigate the graphic syntax of animated and interactive digital infographics from the viewpoint of Information Design. For such, three steps were carried out: (1) Theoretical research; (2) Analysis of digital infographics; and (3) Consultation with experts. In the first step a careful review of the literature on infographics, animation and interaction, and of frameworks for graphic analysis was conducted. This study culminated in the proposition of an analytical tool of digital infographics consisting of four groups of descriptive variables: (a) modes of symbolization; (b) graphic relations; (c) presentation of animation; and (d) presentation of interaction. In order to verify the applicability of this tool and to identify recurrent features of digital infographics, in the second step of the research an analysis of a sample of 36 animated and interactive infographics collected in online news portals was made. The results indicate little use of animation and interaction in the sample, suggesting that the possibilities of digital media are not well explored. Then in the third step of the research the relevance of the analysis tool was checked by consulting six experts with expertise in infographics, animation and interaction, resulting in adjustments in the nomenclature and organization of the variables. In general the tool proposed meets the objective of this research, however its application depends on expertise in animated and interactive infographics, which limits its use to experts. Moreover, it also depends on the diversity of features to be analyzed in the digital infographics, which may lead to adjustments in future studies.pt_BR
dc.format.extent235f. + anexo 1 CD-ROM : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectLinguagem documentariapt_BR
dc.subjectJornalismo - Linguagempt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleAnimação e interação na infografia jornalística : uma abordagem do design da informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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