dc.contributor.author | Fadel Rodriguez, Iara Luiza | pt_BR |
dc.contributor.other | Scarinci, Silvana Ruffler | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-03T12:29:09Z | |
dc.date.available | 2013-06-03T12:29:09Z | |
dc.date.issued | 2013-06-03 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/30203 | |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre a prática músico-teatral espanhola durante o período da Guerra de Sucessão (1702-1713), mais especificamente sobre a zarzuela. Como o teatro falado espanhol sempre foi uma das principais manifestações culturais do país, o mesmo se torna a base para a criação deste gênero tipicamente hispânico que é a zarzuela, cuja produção seguirá, praticamente ininterrupta até meados do século XX. Caracterizada por unir cenas cantadas, faladas e danças, a zarzuela tornou-se o principal gênero de teatro musical espanhol, e que devido a sua grande abrangência transformou-se em um meio eficaz de propaganda política. A zarzuela Acis y Galatea é um exemplo de como o teatro e a música foram utilizados para este fim. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Musica | pt_BR |
dc.subject | Teatro espanhol | pt_BR |
dc.subject | Sucessao espanhola, Guerra, 1701-1714 | pt_BR |
dc.title | Acis y Galatea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |