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dc.contributor.authorDaros, Carolina, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherLucca, André de Souzapt_BR
dc.contributor.otherSantos, Aguinaldo dos, 1926-1962pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T16:49:27Z
dc.date.available2020-02-17T16:49:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30127
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santospt_BR
dc.descriptionCo-Orientador: Prof. Dr. André de Souza Luccapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 19/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 148-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A migração dos padrões de consumo da população de baixa renda tem como desafio central o paradoxo entre a busca de equidade social, ampliação do bem estar e, simultaneamente, redução do impacto ambiental correspondente. No âmbito da Habitação de Interesse Social (HIS) esta contradição demanda soluções inovadoras em produtos, serviços e sistemas. Neste sentido, com o propósito de apoiar aqueles profissionais e organizações envolvidos com processos de inovação na HIS, a presente dissertação buscou identificar princípios metaprojetuais de inovação para produtos e serviços, com foco na sustentabilidade ambiental. Estes princípios foram formulados a partir da compreensão dos hábitos de consumo de água e energia de moradores de HIS por meio da aplicação de uma survey e sondas culturais, seguido da aplicação do método prospectivo de cenários futuros junto a especialistas. Os princípios metaprojetuais são voltados ao desenvolvimento de produtos e serviços que atendem a habitação e a comunidade no que tange o consumo sustentável de água e energia para a higienização de roupas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The migration patterns of consuption of low-income people is to challenge the central paradoxo among the search for social equality, incrise wellbeing, while simultaneously, reducing environmental impacts correspondente. In the context of Social Housing this contradiction request innovative solutions in products, services and systems. In this sense, with the purpose of suport those professional and organizations involved in innovation process in social housign, this paper aimed to identify to indentify principles metadesign innovation for products and services, focusedon environmental sustainability. These principles were formulated from undertanding the habits of energy and water consuption in residentes' social housign through the application of a survey and cultural probes, fllowed by application of the method of prospective future scenarios with experts. The principles metadesign are meant to developing products and services that meet the housign and community with respect to water ande energy for washing clothes.pt_BR
dc.format.extent181f. : il. , grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua - Consumopt_BR
dc.subjectEnergia - Consumopt_BR
dc.subjectBem-estar socialpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleDesign para a sustentabilidade : oportunidades de inovação a partir dos hábitos de consumo na habitação de interesse socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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