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dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorLira, Andréia Maura Frey dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-20T19:12:58Z
dc.date.available2013-05-20T19:12:58Z
dc.date.issued2013-05-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30085
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo principal descrever o comportamento do consumidor na escolha de farmácias e drogarias em Curitiba e identificar segmentos de mercado com base nestes comportamentos. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa de duas fases. A primeira destas fases foi de natureza exploratória e envolveu a pesquisa e utilização de dados secundários buscando evidenciar indicadores e informações relevantes ao tema, especificamente a pesquisa de publicações sobre o varejo farmacêutico e a pesquisa sobre as diferentes etapas do processo de tomada de decisão do consumidor. Sendo assim, a base teórico-empírica deste trabalho aborda tópicos relacionados ao varejo, ao varejo farmacêutico, ao processo de tomada de decisão do consumidor e ao processo de segmentação de mercado. A segunda fase da pesquisa deste projeto foi dividida em duas subfases: uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o objetivo de proporcionar uma melhor visão e compreensão do contexto do problema, realizada por meio de entrevistas em profundidade, e que serviu de base para a elaboração do instrumento de coleta de dados da segunda subfase, uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Nesta fase foram aplicados questionários a 300 consumidores de farmácias e drogarias. Foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes (sexo, faixa etária, ciclo de vida da família) e a variável dependente (comportamento de escolha de farmácias e drogarias). Além disso, verificou-se também a relação entre os construtos da satisfação, confiança e fidelidade: para o modelo proposto e a amostra estudada, a satisfação, muito mais que a confiança, é um antecedente da fidelidade. Por ultimo, através da análise de modelo de classes latentes foram identificados quatro segmentos de consumidores entre os entrevistados, com base na importância atribuída aos atributos considerados e avaliados na escolha de uma farmácia e drogaria: exigentes, econômicos, práticos e cautelosos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectFarmacias, drogarias,etcpt_BR
dc.subjectSegmentaçao de Mercado - Farmacias, drogarias,etcpt_BR
dc.titleSegmentaçao e comportamento do consumidor no mercado de farmácias e drogarias em Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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