Identidade cultural e imagem turística projetada da Cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Resumo
Resumo: Neste trabalho discutiu-se sobre a identidade cultural de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, e a imagem turística projetada por sua municipalidade, tendo como objetivo principal verificar qual era a identidade cultural da cidade, uma vez que se trabalhou com a tese de que a cidade de Campo Grande não possuía uma identidade cultural evidenciada. Foi realizado um estudo qualitativo e para tal fez-se uso da teoria das Representações Sociais; o método de coleta utilizado foi o da entrevista estruturada e o método de análise dos dados foi o do Discurso do Sujeito Coletivo A representação populacional foi constituída por residentes urbanos de Campo Grande, dividida em dois grupos assim denominados: população comum e autoridades, compostos apenas pelos indivíduos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos por esta tese, e como método adotou-se o de saturação. Os dados obtidos na pesquisa de campo demonstraram que a identidade cultural de Campo Grande, percebida por ambos os grupos investigados, é múltipla, sendo que os grupos a relacionaram principalmente ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena. Observa-se ainda que o grupo da população comum também relacionou a identidade cultural campo-grandense ao aspecto cultural, por meio dos prédios históricos, sobretudo os localizados na Rua 14 de Julho, enquanto o grupo da população de autoridades a relacionou também ao aspecto da miscigenação cultural. O grupo da população comum relacionou a imagem turística projetada de Campo Grande principalmente ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena, e ainda como sendo corredor turístico para o interior do Estado. Já o grupo de autoridades a relacionou especialmente ao turismo de eventos e de negócios, e também ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena. Diante desses resultados considera-se que a imagem turística projetada de Campo Grande, por seus gestores municipais, na atualidade, possui em parte relação com sua identidade cultural apontada pelas representações sociais de ambos os grupos investigados. Abstract: At this work was discussed the cultural identity of Campo Grande - capital of the state of Mato Grosso do Sul, Brazil, and the tourist image projected by your municipality, having as main objective to verify what was the cultural identity of this city, once were worked with the thesis that Campo Grande city did not have a cultural identity evidenced. It was accomplished a qualitative study and insomuch that was made use of the theory of the Socials Representations; the method of collection used was a structured interview and the method of the analysis of the data was the Speech of the Collective Subject. The population representation was formed by urban residents of the Campo Grande, divided in two groups named: common population and authorities, composed just by individuals that attended the criterions of inclusion established by this thesis and as method was adopted the saturation method. The data obtained on the field search demonstrated that the cultural identity of Campo Grande city, perceived by both groups investigated, is multiple, and these groups related it mainly to the conjunct of the Park of the Indigenes Nations, Park of the Powers and Afonso Pena Avenue. It is observed yet that the common population group also related the cultural identity campo-grandense to the cultural aspect, because of the historical buildings, largely the ones that are located on the 14 de Julho Street, while the authorities group also related it to the miscegenation cultural aspect. The common population group related the tourist image projected of Campo Grande specially to the Park of the Indigenes Nations, Park of the Powers and Afonso Pena Avenue, and still as been tourist passage to the interior of the State. However the authorities group related it particularly to the events and business tourism, and also to the conjunct of the Indigenes Nations, Park of the Powers and Afonso Pena Avenue. In front of these results it is considered that the tourist image projected of Campo Grande, by your municipality managers, at present, has overlap relation with your cultural identity appointed by the socials representations of both groups investigated.
Collections
- Teses & Dissertações [10347]