Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMei, Danielle Scheffelmeierpt_BR
dc.contributor.otherLima, Myrian Regina del Vecchio dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T14:02:39Z
dc.date.available2018-03-15T14:02:39Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30012
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba,2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 210-224pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo de caso analisa se a implementação e a sequência das reuniões do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná, iniciado em fevereiro de 2004, em Curitiba, PR, constituíram efetivamente um processo de mobilização social, segundo a fundamentação teórica de autores como Bernardo Toro, Nísia Werneck e Márcio Simeone Henriques, no qual a comunicação é observada como condição principal para o fortalecimento do processo. Entende-se a mobilização social como fundamental para estimular a participação em eventos e ações promovidos na interface entre política e comunicação, como é o caso do Fórum em estudo. Assim, o objetivo geral do trabalho foi constatar se o processo realizado no Estado do Paraná pode ser considerado um ato mobilizador e se este Fórum está gerando frutos, especialmente quando se fala em propostas para efetivação de políticas públicas. Além do contexto em que surgem na sociedade global, nacional e regional os princípios do documento Agenda 21, que oferece diretrizes socioambientais para o desenvolvimento sustentável no século XXI, a dissertação faz uma revisão bibliográfica sobre aspectos teóricos de comunicação e meio ambiente, comunicação pública e políticas públicas. As informações para a análise foram obtidas por meio de entrevistas em profundidade com as coordenadoras do Fórum; de questionários semiestruturados aplicados aos representantes do Fórum; e da análise de conteúdo de 40 atas que registram a memória desse coletivo, usando como pontos de referência unidades de registro relacionadas a três categorias principais: 1) Mobilização Social; 2) Comunicação; e 3) Práticas e Ações. Ao final, depreende-se que embora concebida como processo de mobilização social, as ações relativas ao Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná ainda estão longe de estabelecer vínculos fortes com os conceitos centrais desse processo, conforme avaliação preconizada por Henriques, o que esclarece, em parte, a sua pouca efetividade junto à sociedade paranaense.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This case study analyzes if the implementation and the sequence of meetings of the Agenda 21 Permanent Forum in Paraná, started in February 2004, in Curitiba, PR, have effectively constituted a process of social mobilization, according to the theoretical validity of authors like Bernardo Toro, Nísia Werneck and Márcio Simeone Henriques, in which communication is noted as the main condition to strengthen the process. It is understood that social mobilization is fundamental to stimulate participation in events and actions promoted by the interface between politics and communication, such as is the Forum in study. Therefore, the main goal of this work was to certify that the process done in the State of Paraná can be considered a mobilizing act and if this Forum is bearing fruits, especially when the subject is the proposals for public politics' effectuation. Besides the context in which emerge, in the global, national and regional societies, the principles of the Agenda 21 document, which offers both social and environmental guidelines for sustainable development in the 21st century, this dissertation also makes a bibliographical revision about theoretical aspects of communication and environment, public communication and public politics. The information used for the analysis were obtained from in-depth interviews with the Forum's coordinators; semi-structured questionnaires applied to Forum's representatives; and content analysis of 40 records that register the memory of this collective, using as referral points registry units related to three main categories: 1) Social Mobilization; 2) Communication; and 3) Practices and Action. In the end, it is inferred that, although conceived as a social mobilization process, the actions related to the Agenda 21 Permanent Forum in Paraná still are far from establishing strong bonds with the main concepts of this process, according to an evaluation professed by Henriques, which clarifies, partially, its little efficiency towards Paraná's society.pt_BR
dc.format.extent307f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos politicospt_BR
dc.subjectComunicação de massa e meio ambientept_BR
dc.subjectPoliticas publicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleComunicação e mobilização social : o caso do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples