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dc.contributor.authorSiqueira, André Luiz dept_BR
dc.contributor.otherMarchi, Euclides, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-13T14:37:46Z
dc.date.available2019-11-13T14:37:46Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30001
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Euclides Marchipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 28/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 180-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os quase trinta anos que se seguiram desde que os sinos dobraram anunciando a canonização de Francisco de Assis, em 1228, revelaram que este novo santo, assim como a essência de sua mensagem espiritual, instituía-se como um problema para o movimento franciscano. Além disso, seus primeiros hagiógrafos, mais do que divulgarem e multiplicarem as "imagens" ou "rostos" de São Francisco, causando assim, alguns desconfortos dentro da Ordem dos Menores, principalmente em torno da pobreza, do poder e dos estudos, fizeram mais do que isso: revelaram nas entrelinhas de suas narrativas um trabalho intenso de reflexão histórica, ao descreverem, por meio de profecias, lamentações, saudades e símbolos místicos, como os Franciscanos se autocompreendiam dentro da história, da Igreja e da sociedade medieval do século XIII. Deste modo, esta dissertação - mesmo desfocando um pouco a pessoa de São Francisco, mas sem ignorá-la - visa, principalmente, analisar como a Ordo Minorum foi representada desde a Vita Prima (1229), de Tomás de Celano até a Legenda Maior (1263), de Boaventura de Bagnoregio, identificando e problematizando suas relações de continuidade e de descontinuidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The almost thirty years that followed since the bells tolls announcing the canonization of Francisco de Assis, in 1228, revealed that the figure of this new saint, as well the essence of his spiritual message, was instituted as a problem for the Franciscan movement. Besides that, his first hagiographers, more than disseminate and multiply "images" or "faces" of San Francisco, causing some discomfort in the Order of Minors, mainly around poverty, power and studies, did more than that: revealed between the lines of his narratives a intensive work of historical reflection, when describe, through prophecies, lamentations, longings and mystical symbols, how the Franciscans self understood inside history, the Church and the medieval society of the XIII century. This way, this dissertation - blurring a bit the person of San Francisco, without ignore it - seeks mainly to analyse how the Ordo Minorum was represented since the Vita Prima (1229), by Tomás de Celano to Legenda Maior (1263), of Boaventura de Bagnoregio, identifying and problematizing yours relations of continuity and discontinuity.pt_BR
dc.format.extent184f. : il. , tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectHagiografiapt_BR
dc.subjectFranciscanospt_BR
dc.subjectSantos cristãospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleInnova dies nostros, sicut a principio : uma análise das representações da Ordo Minorum na literatura hagiográfica franciscana (1229-1266).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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