A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes da quarta série do ensino fundamental : uma leitura histórico-cultural-bioecológica da prevenção às drogas
Resumo
Resumo: A Tese de Doutorado intitulada "A formação de conceitos sobre drogas pelos estudantes do quinto ano do ensino fundamental: uma leitura histórico-cultural-bioecológica da prevenção às drogas" aponta que o meio social proporciona ao estudante, na fase de transição da infância para a adolescência, os elementos necessários à formação de conceitos sobre drogas e esse processo está relacionado aos conceitos espontâneos desse sujeito, aos conhecimentos informados e valores transmitidos pelos pais/mães ou responsáveis, ao papel da educação formal realizado pelo professor e pelas influências ecológicas vivenciadas nas transições ecológicas. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e correlacional, ambos de cunho qualitativo com aproximação multidisciplinar, levando-se em consideração o estudante em seus microssistemas escola e família, não descoladas de seus contextos sociais e comunitários imediatos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com vinte estudantes de quarta série do ensino fundamental, com vinte mães/pais ou responsáveis e vinte professores de escolas públicas situadas em município da Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil, e que ainda não haviam participado de nenhum dos cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência - PROERD, escolhido como programa de mediação na formação de conceitos científicos sobre drogas. Os dados foram tratados qualitativamente e quantitativamente e, para esse último, utilizados a análise de frequência e teste não-paramétrico. As teses de Vygotsky com a aproximação à tese de Bronfenbrenner sugerem, em conjunto com os estudos sobre prevenção primária ao uso de drogas e as conclusões da presente pesquisa, uma outra perspectiva teórica para o campo da prevenção primária sobre drogas, denominada de "histórico-cultural-bioecológica da prevenção". A pesquisa confirma dados de outros estudos envolvendo os campos da prevenção, psicologia da educação e cognição humana e apresenta como principais resultados: a identificação de influências e estímulos denominadas de estruturantes ou desestruturantes na formação de conceitos sobre drogas; a formação de conceitos mais elaborados sobre drogas constitui em processo que envolve a participação ativa do sujeito no ambiente bioecológico com as suas múltiplas relações/interações e configurando-se como operação complexa e ligada à experiência social; os hábitos de consumo de drogas legalizadas das mães/pais ou responsáveis têm influência direta na formação de conceitos sobre drogas; para as professoras, a atividade de prevenção ao uso de drogas na escola é altamente especializada e, poucas educadoras se sentem preparadas para tratar com as multidimensões do tema. A pesquisa aponta que quanto maior o nível de intensidade na relação entre os pais/mães ou responsáveis e filhos, maior a o desenvolvimento do sujeito e, consequentemente, a possibilidade de incremento conceitual e a elaboração conceitual está relacionada ao conhecimento de temas sobre prevenção às drogas. Espera-se que os resultados alcançados contribuam de maneira significativa para os campos da prevenção, psicologia da educação e cognição humana, e para a elaboração e o fornecimento de elementos necessários ao desenvolvimento de projetos, programas e ações pedagógicas na área de educação preventiva sobre drogas. Abstract: The Doctorate Thesis entitled "The concepts formation on drugs in students of fourth grades of the basic education: a cultural-historic-bioecologic reading of prevention to the drugs", points that the social environment provides to the student, in the phase of transition of infancy for the adolescence, the necessary elements to the concepts formation on drugs and this process is related the spontaneous concepts in this individual, to informed knowledge and transmitted values to the mothers/fathers or responsible, and the paper of the formal education carried through to the teacher and the lived deeply ecological influences in the ecological transitions. It is characterized as descriptive and correlational research, both of qualitative matrix with multidiscipline approach, taking in consideration the student in its school and family microsystems, in its immediate social and communitarian contexts. For the collection data interviews with twenty students of fourth grades of basic education had been carried through, with twenty mothers/fathers or responsible and twenty teachers. The public schools was situated in a city of the Metropolitan Region of Curitiba, State of the Paraná, Brazil, and that not yet they had participated of none of the courses of the Educational Program of Resistance to the Drugs and Violence - PROERD, chosen as a program of mediation in the formation of scientific concepts on drugs. The data had been treated qualitatively and quantitatively and, for this last one, used the analysis of frequency and not-parametric test. The thesis of Vygotsky with the approach to the thesis of Bronfenbrenner had provided, in set with the studies on primary prevention to the use of drugs and the conclusions of the present research, to suggest one another theoretical perspective for the field of the primary prevention on drugs, called of "cultural-historic-bioecologic of the prevention to the drugs". The research beyond confirming affirmations, presupposed, hypotheses and theories in the fields of prevention, educational psychology and human cognition presented the main ones resulted: the identification of influences and called stimulatons of structurants or unestructurants in the concepts formation on drugs; the formation of elaborated concepts on drugs constitutes in process that involves the active participation of individual in the bioecologic environment in its multiple relations/interactions and configuring itself as complex and operation to the social experience; the consumption habits of legalized drugs of the mothers/fathers or responsible have direct influence in the concepts formation on drugs; for the teachers, the activity of prevention to the use of drugs in the school highly is specialized and, few educators feel prepared to work with the multidimensions of the subject. The research results will contribute in significant way to the fields of the prevention, educational psychology and human cognition, and for the elaboration and the supply of necessary elements to development projects, programs and pedagogical actions in the area of preventive education on drugs.
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