Representação gráfica de mapas para daltônicos : um estudo de caso dos mapas da rede integrada de transporte de Curitiba
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Data
2013Autor
Maia, Amanda Fortes Dalla Valle Majó da
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Resumo: A Rede Integrada de Transporte de Curitiba é conhecida mundialmente por ser exemplo de mobilidade urbana e acessibilidade no âmbito do transporte público. Constituída por 395 linhas, subdivididas em 13 tipos de serviços ofertados, a tipologia deste sistema baseia-se na organização das rotas através da cor, que pode ser encontrada na frota, nos painéis e também nos mapas. Todavia, a adequação deste sistema de informação para usuários com dificuldades na percepção de cores ainda carece de pesquisas. Considerando esta questão, a presente dissertação é um Estudo de Caso dos mapas do Universo RIT (Rede Integrada de Transporte) em Curitiba, enfocando as percepções das representações cromáticas dos mapas por daltônicos. Para isto foram realizados: (a) um estudo analítico de dois objetos: mapa RIT de Terminal e Diagrama de Estação-Tubo, baseado em critérios de análise gráfica com foco em cor, definidos por Engelhardt (2002) e Bertin (1983); seguido de (b) entrevistas semi estruturadas com participantes daltônicos e também com não daltônicos para entender as diferenças na percepção das representações gráficas e cromáticas dos mapas. Em geral os resultados da análise gráfica mostram que são diversos os aspectos visuais que devem ser modificados para atender pessoas com daltonismo. Um exemplo disso é o uso equivocado da combinação vermelho e verde para identificar os dois principais serviços do sistema. Já as entrevistas indicam que os participantes daltônicos apresentam maior dificuldade de compreensão destas representações do que os não daltônicos, devido à representação cromática e o excesso de informação nos impressos. Outro fator determinante para o uso dos mapas identificado é a familiaridade: Os participantes daltônicos não familiarizados com o sistema RIT apresentaram maiores dificuldades para concluir as atividades do que os não daltônicos familiarizados. A comparação das respostas entre os entrevistados indica que a representação das cores, principalmente no mapa de terminal, deve ser repensada para melhor atender a ambos os públicos. Isto se deve ao fato de que os aspectos cromáticos não prejudicaram apenas a percepção daltônica dos mapas, mas também a visualização por parte de não daltônicos. Conclui-se então que ambos os grupos de participantes apresentam mais dificuldades ao utilizar o Mapa de Terminal do que o Diagrama, pois o primeiro apresenta uma configuração mais complexa e com maior número de elementos do que a segunda representação. Com base nos resultados e na literatura estudada, as sugestões para melhoria dos impressos envolveram questões referentes à exploração de melhores contrastes entre as cores e o uso de diferentes estratégias que retiram a importância da cor na transmissão das mensagens. Abstract: The Transport Integrated Network of Curitiba is worldwide known for being an example of urban mobility and accessibility within the public transport. Consisting of 395 lines, divided into 13 types of services, the typology of this system is based on the organization of routes through color, which can be found in the buses, and also in panels on maps. However, the suitability of the information system for users with difficulty in color perception still shows lack of research. Considering this issue, this paper is a Case Study of the maps of the RIT Universe (Transport Integrated Network) in Curitiba, focusing on the perceptions of chromatic representations of maps by colorblind. To this were performed: (a) an analytical study of two objects: RIT Terminal Map and route diagram, based on criteria of graphical analysis focusing on color, defined by Engelhardt (2002) and Bertin (1983); followed by (b) semi-structured interviews with participants not colorblind and also colorblind to understand the differences in the perception of chromatic graphs and maps. In general the results of graphic analysis shows that there are several visual aspects that must be modified to enfold people with color blindness. An example is the use of red and green combination to identify the two major system services. However, the interviews indicate that colorblind people have more difficulty understanding these maps than non-colorblind, because of chromatic representation and the information excess on print. Another factor for the use of maps identified is familiarity: Participants colorblind unfamiliar with the system RIT have more difficulties in achieving the goals proposed in the interview than the familiar participants. The comparison of responses among respondents indicate that the representation of color, especially on the RIT Terminal Map, should be rethought to better serve both audiences. This is due to the fact that the chromatic aspects not only injure the perception of maps by colorblind people, but also viewing by non-colorblind. It was concluded that both groups of participants have more difficulties when using the RIT Terminal Map than Diagram, because the first one has more complex configuration and more elements than the second one. Based on the results and the literature studied, suggestions for improvement of the printed issues were pointed and involved issue relating to the exploration of the best contrasts between the colors and the use of different strategies that remove the importance of color in the transmission of messages.
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