Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDottori, Maurício, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorCorrêa, João Francisco de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T13:05:06Z
dc.date.available2023-09-21T13:05:06Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29941
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Dottoript_BR
dc.descriptionAcompanha CD-ROMpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 18/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.145-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda o processo compositivo das obras Descaminhos e Dança com Lobos. Estas composições consistem em obras do gênero música eletroacústica mista em que o violão opera como instrumento principal. O pressuposto compositivo da linha instrumental parte do uso de elementos gestuais retirados da literatura do violão. Estes elementos são condicionados a processos de transformação com o intuito de obter novos materiais. Nos memoriais composicionais são apresentadas as correlações intertextuais entre as composições deste trabalho e as obras da literatura violonística, mostrando as fontes utilizadas como material pré-composicional e como elas foram transformadas. Ainda nos memoriais são descritos todos os processos de síntese e manipulação empregados na concepção dos sons eletroacústicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses the compositional process of works Descaminhos and Dança com lobos. These compositions are mixed electroacoustic music that have the guitar as the main instrument. The compositional presupposition of the instrumental part is the use of gestural elements taken from guitar literature. These elements are submitted to processes of conversion in order to obtain new materials. In the compositional memorials the intertextual correlations between the pieces and works of guitar literature are presented, showing the sources used as pre-compositional material and how they were transformed. Also in the memorials all the processes of synthesis and manipulation employed in the design of electroacoustic sounds are described.pt_BR
dc.format.extent153 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica para violãopt_BR
dc.subjectMúsica por computadorpt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleMemorial de composição : descaminhos, procedimentos composicionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples