dc.contributor.author | Sestrem, Liamara Paglia | pt_BR |
dc.contributor.other | Kormann, Alessander Christopher Morales | pt_BR |
dc.contributor.other | Dyminski, Andrea Sell | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T20:21:17Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T20:21:17Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/29794 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alessander Christopher Morales Kormann | pt_BR |
dc.description | Co-orientadora : Profa. Dra. Andrea Sell Dyminski | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 31/05/2012 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 165-172 | pt_BR |
dc.description | Area de concentração : Geotecnia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No Brasil, parte da malha viária que interliga os principais centros urbanos e industriais caracteriza-se por atravessar regiões com encostas naturais da Serra do Mar. Os maciços em questão, na maioria das vezes constituídos por solos de origem coluvionar ou residual, possuem uma dinâmica fortemente influenciada por agentes ambientais, dentre os quais se pode citar a ação da precipitação pluviométrica. Em consequência disso, as encostas litorâneas brasileiras se caracterizam pela ocorrência de processos diversos de movimentação do solo. À medida que as rodovias estão implantadas nesse meio sujeito a fenômenos de instabilização, assume particular importância o estudo de metodologias que contemplem uma avaliação de segurança e a consequente adoção de técnicas de engenharia eficazes, buscandose maximizar o conforto dos usuários e minimizar custos de manutenção. O presente trabalho analisou um talude do Morro do Boi, localizado no sentido Sul da BR-101, na Serra do Mar Catarinense, entre os municípios de Balneário Camboriú e Itapema. Com base em uma análise do comportamento da encosta (condicionantes geotécnicas, históricos de instabilização e sistemas de estabilização propostos) um plano de monitoramento através de instrumentação foi desenvolvido. Nele, buscou-se um monitoramento do sistema meio ambiente - solo, onde a interpretação das informações geradas com a instrumentação proposta deverá resultar em um melhor entendimento de aspectos geológico-geotécnicos e hidrogeológicos, visto que os instrumentos foram selecionados de maneira a identificar variações de poro-pressões, deslocamentos da massa de solo e deformações do sistema de contenção. O trabalho compreendeu a definição dos instrumentos a serem utilizados bem como a instalação dos mesmos, posicionando-os em campo de maneira a se obter um arranjo que trouxesse representatividade aos parâmetros medidos. As leituras iniciais da instrumentação foram analisadas criticamente, buscando-se validar a adequação e o desempenho do sistema de monitoramento proposto. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In Brazil, part of the road network linking the main urban and industrial centers cross regions with natural slopes of the "Serra do Mar". The mass in question is often originated of colluvial or residual soils, having a dynamic strongly influenced by environmental agents, among which may be mentioned the rainfall action. As a result, the Brazilian coastal slopes are characterized by the occurrence of various processes of landslide. Since several roads are located in this unstable environment, it is particularly important to study methodologies that include a safety assessment and the consequent adoption of effective engineering techniques, seeking to maximize the road user's comfort and minimize maintenance costs. This study examined a slope of "Morro do Boi", located the South direction of the BR-101 road, in Santa Catarina's in "Serra do Mar", between the cities of Balneário Camboriú and Itapema. Based on an analysis of the behavior of the slope (geotechnical conditions, history of instability and stabilization systems proposed) a monitoring plan by instrumentation was developed. In this plan, we aimed to monitor the environment - soil system, where the interpretation of the information generated by the proposed instrumentation should result in a better understanding of geological-geotechnical and hydrogeological aspects, since the instruments were selected in order to identify pore water pressure variations, landslides and containment system deformations. This work comprehends the definition and installation of the instruments to be used, positioning them in the field in order to obtain reliability to the measured parameters. The initial readings of instrumentation were carefully analyzed, seeking to validate the suitability and performance of the proposed monitoring system. | pt_BR |
dc.format.extent | 172f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Taludes (Mecânica do solo) | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade estrutural | pt_BR |
dc.subject | Beira-mar | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Concepção e implantação de um plano de instrumentação para avaliação das condicionantes geotécnicas de uma encosta litorânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |