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dc.contributor.advisorSchadeck, Ruth Janice Guse, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorVentura, Ana Clara Sans Salomão Brunowpt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Carolina Camargo dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecularpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T18:15:18Z
dc.date.available2018-04-23T18:15:18Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29618
dc.descriptionContém 1 CD'ROMpt_BR
dc.descriptionOrientadora : Profa. Drª Ruth Janice Schadeckpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Drª Carolina Camargo de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 21/12/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 61-65pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas houve um fantástico avanço da ciência e inúmeros processos celulares foram descritos. Isso gerou, para os educadores, o desafio de criar condições de aprendizagem para que seus alunos construissem novos conhecimentos em um tempo relativamente curto. Para que ocorra a compreensão dos eventos celulares é necessário, contudo, que se realize a representação mental das estruturas da célula, cada qual ocupando posições definidas no espaço e interagindo entre si. Dessa forma, tornaram-se necessárias metodologias de ensino que possibilitassem representações mentais, promovessem a curiosidade e despertassem a motivação. Neste contexto, as tecnologias de informação e comunicação, tais como as multimídias educativas, são recursos poderosos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Estes artefatos permitem a conversão de um conceito abstrato em um objeto visual específico, esclarecendo processos celulares dinâmicos e possibilitando a interatividade. Em todo o mundo, multimídias vêm sendo utilizadas para promover a aprendizagem. Entretanto, no Brasil são poucos os que atuam no desenvolvimento de novas tecnologias para a educação em biologia celular. Sendo assim, este trabalho visa descrever o emprego de metodologias e resultados de pesquisa relacionados ao ensino e construir material didático virtual a partir dos mesmos. Para isso, foram selecionados e editados resultados de pesquisas prévias sobre fagocitose por macrófagos, resultantes das técnicas de DIC e microscopia de luz sem coloração alguma, reação citoquímica para detecção da fosfatase ácida, coloração Giemsa e captura do vermelho neutro. Além disso, foram realizados também novos experimentos envolvendo microscopia eletronica de transmissão (MET) para elucidação de detalhes observados na microscopia de luz. Nesse, foram caracterizadas ultraestruturalmente as primeiras fases da internalização de leveduras por macrófagos. Para tanto, macrófagos peritoneais de camundongo foram cultivados in vitro, incubados com Saccharomices cerevisiae e processados para análise de suas estruturas em MET. Os resultados obtidos através das eletronmicrografias corroboraram os resultados das pesquisas prévias em microscopia de luz, que então foram utilizados para a criação do material didático virtual interativo, dos vídeos e das animações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the past few years several cellular mechanisms were described, resulting in scientific development, but also in the challenge of create learning conditions to students, who need to comprehend facts in a short time. Therefore, new teaching methodologies, promoting mental representations of cellular structures and, subsequently, of their functions, become essential to the learning process. Communication and Information Technologies, as multimedias, can be powerful resources to promote learning. They allow the conversion of an abstract concept into a specific visual object, clarifying dynamic cellular events, besides might as well offer interactivity. All around the world, educational multimedias are being used, however, in Brazil, few are the cellular biology researchers who dedicate studies for the development of these learning technologies. Hence, this work aims to describe the use of methodologies and research results for learning purposes and to create a virtual multimedia based on them. To achieve these objectives, research results concerning phagocytosis accomplished by DIC, light microscopy without staining, ACPase detection, Giemsa staining and neutral red uptake were selected. TEM experiments were also made, to elucidate details observed by light microscopy techniques. TEM protocols consisted of the cultivation in vitro and incubation of mice peritoneal macrophages mice and S. cerevisae. These cells were processed so their structures could be analised in a transmission electron microscope. The results obtained were in concordance with the previous results examined, therefore, a virtual interactive educational multimedia were created based on phagocytosis images, videos and animations.pt_BR
dc.format.extent65f. + 1 CD'ROM : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectFagocitosept_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCitologia e biologia celularpt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.titleAplicação de resultados de pesquisa sobre fagocitose no ensino de biologia celular : da prática à construção de mídias educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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