Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Camila Silva dept_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:56:06Z
dc.date.available2020-09-28T13:56:06Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29606
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loos-Sant'Anapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 122-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: Observa-se que a relação do homem com o meio ambiente tornou-se cada vez mais conturbada e, a partir disso, surgem intensos questionamentos com o fim de encontrar meios para transformar as interaçõesexistentes. A partir do arcabouço teórico da Teoria da Afetividade Ampliada(Sant'Ana-Loose Loos), da Teoria Psicogenética(Piaget) e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano(Bronfenbrenner), este trabalho aborda questões relativas à necessária reciprocidade entre homem e natureza. Procurou-sedesenvolver uma perspectiva ampliada envolvendo três das categorias psicológicas que podem ser estabelecidas a partir da compreensão do contínuo "afetar e ser afetado" existente nas interações (afeto)e dos efeitos resultantes da conexão íntima com os demais elementos do universo (Afeto), quais sejam: identidade, alteridadee resiliência. O contexto escolhido para a pesquisa foi uma escola em que se praticam os princípios da permacultura, uma metodologia de caráter ecológico que busca proporcionar relaçõesmais saudáveis com o meio ambiente. Buscou-se, no presente trabalho, explorar as relações afetivas (analisadas do ponto de vista da afetividade ampliada) de 19 crianças de nove e dez anos que frequentavam aulas de permacultura em uma escola particular da cidade de Santos -SP. Para tal, foram acompanhadas as aulas de permacultura durante um ano letivo e, adicionalmente, utilizados sete instrumentos: (1) Desenho do mundo; (2) Teia da Vida; (3) Jogos cooperativos; (4) Dança circular; (5) Frases inacabadas, (6) Roda de conversa com o Bastão da Fala e (7) Entrevista com as diretoras. Os dados foram analisados qualitativamente e organizados em categorias elencadas de acordo com eixos que emergiram no discurso dos participantes. O que se pôde observar é que as crianças, mesmo tendo representações pessimistas da situação atual do mundo e dos problemas relacionais que ocorrem entre elas próprias, conseguem propor soluções para a melhoria da realidade, tanto apoiadas do reconhecimento de si (identidade) e de seu desejo de vivenciar boas interações, como por reflexões possibilitadas, em parte, por sua capacidade de resiliência frente aos conflitos e problemas. As crianças participantes se mostraram capazes de refletir sobre a necessidade do "outro" em diversas situações (alteridade), possibilitando o surgimento de elucubrações sobre a interdependência entre os seres que possibilita a vida na Terra. Observou-se que as aulas de permacultura provocaram benefícios relacionais entre as crianças e outros seres vivos não humanos. Aponta-se aqui que sua descontinuidade com o avanço das séries escolares interrompe um trabalho desencadeador de processos proximais relevantes para a construção da identidade das crianças, a qual é permeada por valores de cuidado com o outro e com o todo que as cerca, além de se perder um poderoso instrumento auxiliar dos processos de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento integral. As aulas de permacultura dentro do microssistema escolar podem ser consideradas instrumentos eficientes para o exercício de ampliação da Afetividade, por mediarem transformações positivas na maneira com que as pessoas constroem sua identidade e percebem a necessidade de respeitar a do outro (seja este humano ou não), exercitam a alteridade e constroem instrumentos resilientes para a lida com o mundo. Por fim, defende-se a importância dos estudos especulativos, como portadores de possíveis alternativas para a mudança da realidade atual, considerada caótica e tão necessitada de transformações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: As the relation between mankind and the environment becomes increasingly troubled, intense questioning develops towards finding means to transform the existing interactions. Starting from theoretical frameworks likethe Extended Affectivity Theory(Sant'Ana-Loos e Loos-Sant'Ana), the Psychogenetic Theory(Piaget), and the BioecologicalSystemsTheory(Bronfenbrenner), this study approached the necessary reciprocity between mankind and nature. The goal was to develop an extended perspective involving three psychological categories that may be established from understanding the continuous "affecting and being affected" existent in interactions (affect), and the results of an intimate connection with the other elements of the universe (Affect).Those categories are: identity, alterity, and resilience. The selected research context was a school that applies the principles of permaculture, an ecologic methodology that attempts to create healthier relations with the environment. We studied the affective relations (as viewed by extended affectivity) of 19 children aged 9-10 attending permaculture lessons in a private school in Santos -SP. For such, the permaculture classes were followed over a one-year period, and seven instruments were usedadditionally: (1) world drawing; (2) web of life; (3) cooperative games; (4) circular dance;(5) unfinished sentences; (6) talk round (with "talker selector");and (7) interview with the principals. Data wereanalyzed qualitatively and organized in categories according to the axes observed in the subjects' speech. It was observed that despite having pessimistic representations of both the world's current situation and the relational problems among themselves,children were able to propose solutions for improving reality, supported by their self-recognition (identity), their desire to experience good relations, as well as reflections,partially made possible by their resilience towards conflicts and problems. Children were capable of considering the necessity of "another" in various situations (alterity), bringing up considerations about the interdependence among beings that allows for life on Earth. The permaculture classes displayed relational benefits between the children and non-human life. It should be pointed out that its discontinuity as school grades progress halts the work on a proximal process important for building the children's identity, which benefits from the added values of care towards their surroundings. Furthermore, a powerful additional instrument for the teaching-learning process and integral development is lost.Permaculture classes within the school system may be considered effective instruments for extending Affectivity,by mediating positive transformations in the way people build their identities and realize the necessity of respecting another's identity, be it a person or a non-human being. They also exercise alterityand build resilient instruments for dealing with the world. Finally, theimportance of speculative studies is highlighted, as elucidators of potential alternatives for changing the current reality, regarded as chaotic and direly in need of renewal.pt_BR
dc.format.extent139 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectPermaculturapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCrescimento humanopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHomem - Influencia sobre a naturezapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVivências permaculturais na escola : explorando as relações afetivas - ecológica e socialmente - na educação formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples