Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmato, Laura Janaina Diaspt_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T12:55:36Z
dc.date.available2019-12-19T12:55:36Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29592
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 06/12/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 152-162pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata da identidade do professor de língua estrangeira, especificamente do professor de língua alemã. Essa tese observa como o contato com a língua e com o universo do Outro faz com que o professor de língua estrangeira constantemente reformule e compartilhe sua visão deste outro universo, deste outro linguajar. A pesquisa desenvolvida, que possui base etnográfica e utiliza técnicas de história oral, parte de conversas realizadas com o grupo de professores de língua alemã que lecionava no Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná em 2007. A análise dessa pesquisa é referenciada em teorias pós-coloniais sobre a constituição do sujeito e sobre concepções de língua, discurso e cultura, utilizando principalmente conceitos abordados por Mignolo, Foucault, Hall e Bhabha. Considerando-se que os processos identitários dos professores de alemão participantes da pesquisa se formam a partir de um questionamento constante, de formações discursivas e do paradoxo entre a aproximação e a recusa pelo Outro, essa tese se estrutura em torno de três aspectos concernentes à identidade do professor de língua: (i) suas concepções sobre língua, (ii) sua identificação com o estrangeiro e (iii) sua visão sobre o papel do professor de língua. Assim, a pesquisa apresenta possibilidades interpretativas sobre como e por que se dá a identificação com o estranho/estrangeiro, e sobre como, a partir dessa identificação, os professores colaboradores se aproximam ou se afastam deste estranho/estrangeiro. Com tais elementos, a pesquisa aponta também alguns aspectos que parecem contribuir para a formação de um professor de língua na pós-modernidade. Observou-se que a formação identitária desses professores é constituída por meio de deslocamentos constantes e ressignificações, apesar de muitos deles proferirem ecos discursivos da modernidade, atuam em um terceiro espaço, apropriando-se de sua constituição híbrida de sujeito. Ademais, considerando o espaço de formação universitária como um dos espaços de reflexão crítica e produtiva na formação do sujeito professor, vê-se a necessidade de se repensar a formação destes professores visando uma concepção pós-moderna de sujeito, uma vez que esta se apresenta como mais adequada para lidar com as contingências da contemporaneidade, especialmente no contato com o Outro e nas construções identitárias do professor que ensina uma língua estrangeira e assim vive num espaço múltiplo e de identidade instável. Com isso, conclui-se que há uma necessidade de se pensar na formação de professores sob a luz de teorias pós-modernas e pós-coloniais que contribuem para uma visão mais produtiva do sujeito professor de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is about the identity of foreign language teachers; more specifically, of German language teachers. This thesis examines how the contact with the language of the Other, with the universe of the Other, makes foreign language teachers constantly reformulate and share their views on this universe, this other languaging. The present research, which has ethnographic foundations and uses oral history techniques, starts off with conversations held within a group of German teachers that were teaching at the Language and Interculturality Institute (Centro de Línguas e Interculturalidade - CELIN) of the Federal University of the State of Paraná in 2007. The analysis is based on the postcolonial theories about the constitution of the subject and about language, discourse and culture concepts, mainly from the work of Mignolo, Foucault, Hall, and Bhabha. Considering that the identity processes of the research participants are formed by constant questioning, discourse formation, and the paradoxical relationship between the closeness and the rejection to the other, this thesis is structured around three aspects that relate to the identity of the language teacher: their concepts of language, their identification with what is considered foreign and their views of the roles of language teachers. Therefore, this study presents interpretive possibilities about the manners and the reasons for identifying with the "stranger", and about how this identification is a source for the closeness or the distance between teacher participants and the Other. With these elements, the present research also points out some aspects that seem to contribute to the development of language teachers in postmodernity. It was observed that the identity formation of these teachers is constructed through frequent shifts and resignifications, and that although many of them have uttered modernity echoes, they act on a third space, in which they appropriate of their hybrid construction of subject. Furthermore, taking into account the space of academic development as a place for critical and productive reflection upon the development of the teacher participants, there is a need to rethink the professional development of teachers aiming at a postmodern concept of subject, since this notion shows itself to be more adequate to dealing with the contingencies of contemporaneity, especially in regards to the contact with the other and the identity constructions of foreign language teachers who therefore live in an unstable and multiple identity space. Thus, it can be concluded that there is a need to rethink teacher development in light of postmodern and postcolonial theories that contribute to a more productive view of the foreign language teacher subject.pt_BR
dc.format.extent156f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectProfessores de linguas - Identidadept_BR
dc.subjectLingua alemã - Professorespt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAproximação e distanciamento : processos de construção de identificações culturais do professor de lingua alemãpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples