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dc.contributor.authorZarpelon, Marcio Ivanorpt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Denise Maria Woranoviczpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-04T20:42:56Z
dc.date.available2013-03-04T20:42:56Z
dc.date.issued2013-03-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29579
dc.description.abstractResumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerencia de recursos informacionais - Industria automobilisticapt_BR
dc.subjectServiços de informação - Qualidadept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleInformação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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