Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoll, Sandra Jacquelinept_BR
dc.contributor.authorSantos, Conceição Aparecida dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T15:06:19Z
dc.date.available2020-02-13T15:06:19Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29259
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sandra Jacqueline Stollpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 30/11/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 186-189pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Antropologia socialpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo versa sobre o culto a Maria Bueno, santa não-canônica venerada no Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba. Sobre Maria Bueno, sabe-se que era uma mulher de classe baixa, anônima, cujas informações históricas foram produzidas no momento de sua morte. Os jornais da época afirmam que ela foi encontrada morta (decapitada), em um lugar distante da cidade, no dia 29 de janeiro de 1893. Um soldado, José Inácio Diniz, foi indiciado, julgado e absolvido pelo crime. Após o assassinato surgiram os primeiros relatos de milagres atribuídos a ela. O local palco da tragédia tornou-se ponto de peregrinação, devoção e entrega de ex-votos. A mulher ali sacrificada se tornou protagonista de narrativas hagiográficas e objeto de devoção popular. Com a expansão urbana, no entanto, este ponto de devoção foi deslocado do terreno baldio para seu túmulo no Cemitério Municipal de Curitiba e, mais tarde (1960), para o mausoléu onde ela é cultuada atualmente. O culto de Maria Bueno (hoje centenário) tem o seu auge no Dia de Finados (2 de novembro), quando centenas de devotos visitam a capela para pagar e fazer promessas e honrá-la com velas, flores e orações. Esta dissertação se baseou em pesquisa etnográfica desenvolvida no mausoléu da santa curitibana, entre outros espaços que compõem o circuito de devoção a Maria Bueno. A discussão teórica subsequente se fundamentou em temas clássicos da antropologia como, por exemplo, a dádiva. Esta dissertação foi dividida em seis capítulos. O foco do trabalho etnográfico foram os rituais realizados pelos devotos no cemitério, especialmente, no Dia dos Mortos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, treat of the cult the Maria Bueno, saint non-canonical venerated in Cemetery São Francisco de Paula , in the Curitiba. About Maria Bueno, it is known that it was a woman of underclass, anonymous, the historical data on her were produced at the time of her death. The journals from time say she was found murdered (beheaded), in a place far from the town, on January 29, 1893. A soldier, José Inácio Diniz, was indicted, tried and acquitted for the crime. After the murder, appeared the first reports of miracles attributed to her. The place, the scene of the tragedy, became a point of worship, pilgrimage and delivery of ex-votos. The woman sacrificed became a protagonist of hagiographic narratives and object of popular devotion. With urban expansion, however, this devotion point was dislocated from wasteland for her grave in the Cemitery Municipal de Curitiba and, later (1960), for the mausoleum where she is worshiped today. The Maria Bueno's cult (currently centenary) has its pinnacle in the All Souls' Day (November 2), when hundreds of devotees visit her chapel to pay and make promises and honor her; with flower, candle and prayer. This dissertation was based on ethnographic research developed in the mausoleum of the curitibana saint, and other spaces, it compose the devotion circuit the Maria Bueno. The theoretical subsequent discussion was based on classical themes of anthropology, for example, the gift. This dissertation was divided into six chapters. The focus of ethnographic work went rituals realized by devotees in the cemetery, especially, on the All Souls' Day.pt_BR
dc.format.extent190f. : il. [alguma colors.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Antropologiapt_BR
dc.subjectSantos cristãospt_BR
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleComo nascem os santos : o caso Maria Buenopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples