Estudo das lajes alveolares pré-fabricadas em concreto protendido submetidas a ensaios de cisalhamento
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Data
2012Autor
França, Alessandra Aparecida Vieira
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Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi estudar o comportamento das lajes alveolares pré-fabricadas em concreto protendido submetidas a esforços de cisalhamento. Para isso, foram feitos ensaios de cisalhamento das lajes alveolares com espessura de 26,5cm com e sem capa de concreto de 5cm, sem preenchimento de alvéolos, com dois alvéolos preenchidos e com três alvéolos preenchidos com concreto. Os ensaios foram realizados de acordo com os procedimentos recomendados pela FIP (1992), pela EN 1168:2005 e por Costa (2009). Os valores da força cortante última obtida nos ensaios foram comparados com os valores das forças cortantes resistentes teóricas calculadas de acordo com a NBR 6118:2003 e com a NBR 14861:2011. Ao calcular-se a força cortante resistente através das equações apresentadas na NBR 14861:2011, verificou-se que esta norma está muito mais rigorosa no cálculo da resistência ao cisalhamento das lajes alveolares do que a NBR 6118. Devido à esta grande diferença nos resultados calculados, mesmo para lajes sem preenchimento de alvéolos, esta autora consultou a comissão que elaborou a NBR 14861:2011 e verificou que há um erro no texto da norma, pois o coeficiente foi considerado em duplicidade ( e 0,15). A ABNT emitirá em breve uma emenda da NBR 14861:2011 com as correções necessárias. Durante os ensaios realizados para a presente pesquisa, confirmou-se que o preenchimento dos alvéolos com concreto contribui para o aumento da resistência ao cisalhamento das lajes alveolares. Mas para o caso das lajes de 26,5cm de espessura, deve ser limitada a quantidade a no máximo dois alvéolos preenchidos, pois a maioria dos resultados para lajes com três alvéolos preenchidos foi menor, confirmando que a recomendação da NBR 14861:2011 é coerente com a prática. Após a análise da configuração de fissuração e dos mecanismos de ruptura das lajes alveolares durante os ensaios de cisalhamento, foram desenvolvidos modelos de bielas e tirantes representando as forças atuantes nas lajes no instante da sua ruptura. Através destes modelos foi calculada a tensão de tração atuante nos tirantes de concreto (nervuras) e dimensionada a geometria destes tirantes. As contribuições que esta pesquisa traz são as seguintes: aumento da quantidade de resultados de ensaios com lajes de espessura 26,5cm realizados no Brasil, obtenção de resultados de ensaios de cisalhamento com alvéolos concretados após a liberação da força de protensão, obtenção de resultados de ensaios de cisalhamento em lajes alveolares com alvéolos concretados e com capa de concreto armada com tela soldada, comparação de resultados de ensaios de cisalhamento com valores teóricos calculados através da nova revisão da norma NBR 14861:2011, aplicação de modelos de bielas e tirantes em lajes alveolares protendidas; correção da duplicidade do fator apresentada na NBR 14861:2011. Abstract: The purpose of this dissertation was to study the behavior of precast prestressed hollow core slabs subjected to shear efforts. For this, shear tests were made with hollow core slabs of 26,5cm thickness with and without concrete cover of 5 cm, without cores filled, with two cores filled and three cores filled with concrete. The tests were performed according to the procedures recommended by FIP (1992), the EN 1168:2005 and Costa (2009). The ultimate shear values obtained in the tests were compared with the values of theoretical resistant shear calculated in accordance with NBR 6118:2003 and NBR 14861:2011. When calculating the shear resistance through the equations presented in NBR 14861:2011, it was found that provision is much more accurate the calculation of the shear strength of hollow core slabs than NBR 6118. Due to this large difference in the calculated results, even for slabs without cores filled, this author consulted the committee that drafted the NBR 14861:2011 and found that there is an error in the text of the standard, because the coefficient was found to double ( and 0,15). The ABNT soon issue an amendment of NBR 14861:2011 with the necessary corrections. During the tests for the present study, it was confirmed that the concrete filling the cores contributes to increase the shear strength of hollow core slabs. But in case of slabs 26,5 cm thickness, the quantity should be limited to a maximum of two cores filled, because most of the results for slabs with three cores filled were smaller confirming that the recommendation of NBR 14861:2011 is consistent with standard practice. After analyzing the configuration of cracking and failure mechanisms of hollow core slabs during the shear tests, strut and tie models were developed representing the forces acting on the slab at the moment of rupture. Through these models was calculated tensile stress acting on the concrete ties (ribs) and scaled the geometry of these ties. The contributions that this research brings are: increasing the amount of test results with 26.5 cm thickness slabs made in Brazil, obtaining results of shear tests with cores concreted after the release of prestressing force, obtaining results shear tests on slabs with cores filled and cover concrete reinforced with welded steel mesh, comparison of results of shear tests with theoretical values calculated by the new revision of the standard NBR 14861:2011, application of strut and tie models for slabs; correction of factor applied in duplicate shown in NBR 14861:2011.
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