Educação para a cidadania socioambiental : estudo numa escola pública estadual do ensino fundamental do Município de Curitiba, PR
Resumo
Resumo: O estudo objetivou a analisar a Educação Ambiental (EA), focando a cidadania socioambiental no ensino fundamental de uma escola pública da Vila Parolin, em Curitiba. O referencial teórico fundamentou a pesquisa de campo, qualitativa, como estudo de caso, levantando dados com docentes e equipe pedagógica quanto a conceitos e práticas de EA; com os alunos, o entendimento de meio ambiente e cidadania. Embasado na Análise de Conteúdos, o tratamento dos dados explicitou seus significados e sentido. Os resultados revelaram: entendimento genérico e de senso comum de meio ambiente, pela maioria do pessoal escolar; Educação Ambiental como cuidado dos ambientes, desvinculada de uma educação socioambiental cidadã; e cidadania como visão de respeito ao outro e ao entorno local-planetário, sem relação com o exercício de direitos e deveres. As práticas de EA caracterizaram-se incipientes; e a qualificação deficiente do pessoal escolar e falta de interação dificultavam o desenvolvimento da mesma. Os alunos da 3ª série não explicaram meio ambiente, propondo ações de cuidado - repetidas pela 4ª série, que ainda explicou meio ambiente vinculado à natureza. Os cuidados com o meio ambiente foram prescritivos, quanto ao lixo, denotando o discurso da escola. Verificou-se uma prática pedagógica desconectada do exercício da cidadania; esta foi entendida como respeito aos outros e ao entorno local; e melhorias no bairro sob o foco do paternalismo governamental e, também, com ações próprias. Evidenciou-se um senso inicial de cidadania, ligado a deveres e não a direitos, numa perspectiva individualista, sem dimensão coletiva. A realidade de vida apresentou-se socioambientalmente precária; apesar dessa condição, a maioria dos alunos expressou uma visão esperançosa de futuro. O estudo evidencia a necessidade da escola repensar a Educação sob o foco da cidadania socioambiental. Abstract: The research aimed to analyze the Environment Education (EE), focusing the social-environmental citizenship on the basic education at a public school located at Vila Parolin in Curitiba city. Based on theoretical referential was performed the field research as a qualitative and case studies, gathering data with teaching staff related to concepts and EE practices and with students related to environment and citizenship understanding. Based on content analysis, the data processing makes explicit the senses and meanings. The results reveal a generic understanding and a common sense of environment by the most of teaching staff; environmental education as environmental care, unbound with citizen-socio-environmental education; and citizenship as respect to each other and to local-planetary surroundings, without relations with rights and duties practices. The EE practices were featured incipient; and the faulty qualification of teaching staff with low interactivity made difficult to develop the adequate pedagogical practices. Students of third grade didn't be able to explain environment, proposing care actions that were repeat by students from fourth grade, who explained environment as a bound with nature. The cares regarding environment were prescriptive, related to trash disposal, denoting the school speech. It was verified a pedagogical practice unrelated with citizenship practices, which was understood as respect to each other and to neighborship and also as ameliorations on the local area under governmental paternalism. It was highlighted an initial sense of citizenship connected to duties but not rights, in an individualist perspective, unrelated to a dimension of society. The life reality was presented with social-environmental precariousness, but in spite of this condition, most of students expressed a hopeful vision of future. The research demonstrates the need of new education mindset under the social-environment-citizenship by school side.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]