Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorScos, Acaciopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T13:50:17Z
dc.date.available2019-12-06T13:50:17Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28961
dc.descriptionAnexos 1 CD'Rompt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 112-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação objetiva investigar o desenvolvimento conceitual da arte da performance na obra do escritor argentino Julio Cortázar. Para isso, realizamos um recorte de sua obra selecionando romance, conto, poemas e inclusive dois tangos. Para proceder às análises, valemo-nos das reflexões de autores que abordam a performance e escritura. Em um primeiro momento, apresentamos um breve mapeamento histórico e de características da arte performática. Alinhavado a isso estudamos os conceitos de escritura e jogo. Finalizamos com as análises que levam em consideração os graus de performance propostos por Paul Zumthor (2005). Portanto, propomos o performático como chave para realizar as leituras das obras de Cortázar, que junto com a sua escritura atingirá o leitor em distintos planos, no do pensamento e do corporal, já que um texto para ser considerado performático exige a presença do corpo em ação, para recuperar uma forma textual com a utilização da voz ou com os dois em parceria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Esta tesina va a investigar el desarrollo conceptual del arte performática en la obra del escritor argentino Julio Cortázar. Para eso realizamos un recorte de su obra seleccionando novela, cuento, poemas e incluso dos tangos. Para realizar los análisis abordaremos autores que investigan la performance y la escritura. En un primer momento presentamos un breve recorrido histórico y de los rasgos de la performance, combinado con lo dicho antes serán estudiados los conceptos de escritura y juego. Finalizamos con los análisis, que llevan en consideración los grados de performance propuestos por Paul Zumthor (2005). Por lo tanto, queremos proponer la performance como clave de lectura de las obras de Cortázar, que junto con su escritura alcanzará el lector en distintos planos, en el pensamiento y en el corporal, ya que a un texto para ser performático exige la presencia del cuerpo en acción, sea él para rescatar una forma textual, utilizando la voz, o los dos en sociedad.pt_BR
dc.format.extent116f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCortázar, Julio, 1914-1984pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLiteratura argentinapt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleUma possível leitura de Julio Cortázarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples