Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorYamamoto, Carlos Itsuo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Químicapt_BR
dc.creatorBalen, Manuelapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T16:49:05Z
dc.date.available2024-01-24T16:49:05Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28856
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Itsuo Yamamotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 71-78pt_BR
dc.description.abstractResumo: A utilização de biodiesel como combustível apresenta um potencial promissor no mundo inteiro. Um dos problemas enfrentados é a solidificação parcial ou a perda de sua fluidez, levando à interrupção do fluxo do combustível e ao entupimento do sistema de filtração, ocasionando problemas na partida do motor quando o veículo fica parado em local de baixa temperatura. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a avaliação do potencial de compostos químicos como aditivos melhoradores de propriedades de fluxo à frio em biodiesel metílico de soja. Os compostos utilizados foram: etilenoglicol, d-limoneno, tween 80, álcool isoamílico, álcool butílico em diversos teores variando de 2000 a 20000 ppm. Os ensaios para a análise do ponto de fluidez e névoa foram realizados segundo a norma ASTM D-97 e D- 2500, e os ensaios de ponto de entupimento seguindo a norma ABNT NBR 14747. A utilização das substâncias pesquisadas reduziu o ponto de fluidez e a aglomeração dos cristais de parafinas que alteram o equilíbrio de fases entre as frações de alcanos, e observou-se redução de 3 °C do ponto de névoa e -5 °C do ponto de entupimento de filtro de combustível, a um baixo custo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of biodiesel as a fuel has shown a promising potential in the world. One of the problems is the solidification or partial loss of its fluidity, leading to the interruption of fuel flow and clogging of the filtering system, causing problems when starting the engine when the vehicle is stopped in a low temperature. Thus, this study aims to evaluate chemicals as additives enhancers to the cold flow properties of biodiesel methyl soy and a test with diesel using compounds such as ethylene glycol, d-limonene, tween 80 and many alcohols at levels below 20000 ppm. Assays were performed in the equipment for analyzing the pour point and cloud (MPC-101L), according to ASTM D 97 and D 2500, and the plugging point test (AFP- 101) according to ABNT NBR 14747. The use of these compounds reduced the pour point and the agglomeration of crystals of paraffins, allowing it to a 3 °C cloud point and -5 °C point clogged fuel filter, at a low cost.pt_BR
dc.format.extent83f. : il. , grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectAditivospt_BR
dc.subjectÁcidos graxospt_BR
dc.subjectCristalizaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia Químicapt_BR
dc.titleAditivos melhoradores das propriedades de fluxo a frio em biodieselpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples