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dc.contributor.advisorFernandes, Thelma Solange Piazzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.creatorMikilita, Miguel Armindo Saldanhapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-29T13:47:44Z
dc.date.available2023-12-29T13:47:44Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2874
dc.descriptionOrientadora: Thelma Solange Piazza Fernandespt_BR
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os estudos de planejamento da operação de sistemas elétricos de potência para situações de emergência que necessitem de cortes de carga são normalmente realizados pelas empresas concessionárias de energia de maneira manual utilizando-se ferramentas tradicionais de simulação de fluxo de potência. Assim, retiram-se cargas até se obter o corte de carga ideal. Entende-se como corte de carga ideal aquele que leve o sistema de volta à situação de segurança, isto é, que atende as especificações técnicas e que seja o menor possível. Pretende-se com o presente trabalho fornecer uma metodologia para os estudos de operação e planejamento dos sistemas de potência que permita o estudo de corte de carga de uma maneira mais amigável e automática, em que o analista possa ter uma visão das áreas mais problemáticas do sistema, possa atuar na escolha dos locais mais efetivos para os cortes utilizando sua experiência prática, e ainda possa limitá-los conforme a importância dos mesmos. Essa metodologia foi implementada através de um problema de Fluxo de Potência Ótimo, resolvido pelo Método dos Pontos Interiorespt_BR
dc.description.abstractAbstract: Studies related to the operation and planning of electrical power systems under emergency situations that need load shedding are normally carried out in a manual way by the energy utilities, using traditional power flow simulation tools . The loads are cut until getting the acceptable load level. One acceptable load level is realized as the one that leads the system to the security situation, that is, a loadability in which the technical specifications are respected and the load shedding is minimun. The present work presents a methodology to the operation and planning studies of power systems that allows the simulation of load shedding in a friendly and automatic way, where the analyst can have a vision of the most problematic areas of the system, choose the load buses most effective for the cuts using his practical experience, and still limit them depending on their importance. This methodology was implemented through a Optimal Load Flow, solved by the Interior Points Methodpt_BR
dc.format.extentxii, 81f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas de energia eletrica - Controlept_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectEngenharia eletricapt_BR
dc.titleUm modelo de fluxo de potência ótimo para minimização do corte de cargapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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