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dc.contributor.authorBraweman-Albini, Andressapt_BR
dc.contributor.otherKluge, Denise Cristina, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Adelaide Hercília Pescatori, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T19:45:11Z
dc.date.available2020-05-13T19:45:11Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28571
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adelaide Hercília Prescatori Silvapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Klugept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 06/08/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 245-260pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga os efeitos de um treinamento de percepção na aquisição do padrão acentual pré-proparoxítono da língua inglesa por falantes brasileiros. Partese da hipótese de que falantes de português brasileiro armazenem poucos exemplos de palavras pré-proparoxítonas, pelo fato de ser um padrão de acentuação raro em sua língua materna. Assim, esse padrão seria pouco frequente ou produtivo para eles. Segundo a Fonologia de Uso, a produtividade de um padrão é determinada pelo número de itens participantes desse padrão e as representações mentais de um item linguístico são fortalecidas cada vez que ele é acessado. Ainda, a aceitabilidade de diferentes padrões está baseada na frequência com que eles são utilizados na língua. A partir dessa dificuldade com o padrão pré-proparoxítono e dos pressupostos acima, são investigados os efeitos do treinamento na melhora da percepção e da produção dos participantes, bem como se o conhecimento adquirido é generalizado e se a melhora da produção é retida por um período de dois meses após o término do treinamento. Este estudo conta com 30 participantes, que foram divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. O primeiro, composto por 20 estudantes de Letras, participou de todas as etapas da pesquisa. Já o segundo grupo contém 10 alunos do mesmo curso e fez os mesmos testes que o Grupo Experimental, sem fazer parte do treinamento. O treinamento perceptual para o Grupo Experimental consistiu em tarefas de identificação do acento com feedback imediato ministradas durante cinco sessões. Os resultados obtidos confirmam que o treinamento possibilitou uma melhora significativa da percepção e da produção de pré-proparoxítonas. Ainda, os efeitos da produção são generalizados para novas palavras e retidos pelo período analisado. Essa melhora não acontece com o Grupo Controle, confirmando que os efeitos no Grupo Experimental devem-se ao treinamento realizado por eles. Acredita-se que a influência positiva do treinamento de percepção na melhora da produção do acento pré-proparoxítono pelos participantes seja devida à exposição ao input correto. Assim, a partir do uso frequente do padrão pré-proparoxítono, o treinamento teria proporcionado a criação dessa categoria pelos participantes desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates the effects of perceptual training on the acquisition of the stress on the fourth syllable from the end of a word by Brazilian speakers. The initial hypothesis is that Brazilian speakers store few examples of this kind of word stress due to the fact that this pattern is very uncommon in their first language. Thus, this stress pattern is rare and unproductive for them. According to Usage-Based Phonology, the degree of productivity is determined by the number of items participating in a common pattern, and mental representations of a linguistic item are strengthened every time the item is accessed. Moreover, the acceptability of different patterns is based on the frequency they are used in the language. Based on the difficulty Brazilians have on stressing the fourth syllable from the end of a word and on the assumptions above, the main objective of this study is to analyze if perceptual training improves the production of this stress pattern by the participants. This work also investigates how the training affects the participants' perception, if the acquired knowledge is generalized and if the improvement on production is retained for a period of two months after the training is over. This study has 30 participants, divided into an Experimental Group and a Control Group. The first group consists of 20 Letras students who participated in all parts of the research, and the second consists of 10 Letras students who took the same tests as the Experimental Group, but did not take the training. The training was designed with identification tasks with immediate feedback which were given to the Experimental Group in five sections. Results confirm the training effects on the significant improvement of perception and production of words stressed on the fourth syllable from the end. Also, production improvement is generalized to new words and retained for a period of two months after the end of the training. This improvement does not happen with the Control Group, showing that the effects on the Experimental Group are due to the training. It is considered that the positive influence of perceptual training on the improvement of the production by the participants is caused by the exposition to correct input. Thus, from the frequent use of this stress pattern, the training would provide the creation of a category of words stressed on the fourth syllable from the end by the participants of this study.pt_BR
dc.format.extent150f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Acentos e acentuaçãopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Fonologiapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Linguistica aplicadapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleOs efeitos de um treinamento de percepção na aquisição do padrão acentual pré-proparoxítono da lingua inglesa por estudantes brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR


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