O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
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Data
2012Autor
Batista, Ubiratan Augusto Domingues
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Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado sobre o ensino médio integrado no Paraná, particularmente a partir da proposta da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e do Ministério da Educação (MEC). Adotamos como objetivo, compreender os princípios e bases apregoadas por intelectuais marxistas que orientaram as discussões nacionais e estadual frente a elaboração do Ensino Médio Integrado, o qual parte do Decreto 5.154/04, promulgado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Tais documentos adotam o trabalho como principio educativo, a cultura, a ciência e a tecnologia como eixos norteadores do ensino - defendendo a ideia que essas quatro categorias possibilitam aos jovens o apropriação sistematizada do conhecimento construído pelo homem ao longo de sua história. Tal investigação aponta para o reconhecimento do avanço histórico que esses documentos representam, pois até então os intelectuais marxistas não haviam exercido tamanha influência teórico-epistemológica nos documentos bases do governo, porém, a proposta integrada não foi aplicada nas escolas como deveria, pois o próprio governo não dá o suporte necessário para a real incorporação da proposta, sob o enfoque materialista histórico dialético. Abstract: This research paper/thesis refers to the study made about integrated middle schooling in Paraná, particularly about the proposal from the State of Parana's Secretary of Education (SEED/PR) and the Education Ministry (MEC). Our goal is to understand the ideas and foundations touted by Marxist intellectuals which guided the national and state discussions elaborating the Integrated Middle School program, which came from Act 5.154/04 promulgated by President Luís Inácio Lula da Silva. Such documents adopt labor/work as a educating principle, culture, sciences and technology as guidance to learning -- defending the idea that those four categories allows young people to systematically absorb knowledge built by men throughout history. This investigation points to the recognition of the historical advances that those documents represent, because until then the Marxist intellectuals had not exercised much theoretical-epistemological influence over the foundation documents from the government, however, the integrated proposal wasn't implemented as it should. The government itself doesn't provide the necessary support for the proper implementation of the proposal, under the historical materialist dialectical approach.
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- Teses & Dissertações [9329]