Idéias sem lugar nos livros didáticos de portugues (1940-1980) : a crítica ao normativismo feita por escritores exemplares
Resumo
Resumo : Investigação na área de história da disciplina de língua portuguesa pela via dos livros didáticos, que identifica reflexões e críticas de escritores do século XX em torno da questão da língua e de seu ensino, bem como o não aproveitamento dessa contribuição pelos livros escolares entre 1940 e 1980. Recusando a idéia de um currículo "natural", conforme defendem historiadores da educação como GOODSON (1995) e JULIA (2001,2002), a análise foca o normativismo lingüístico que perdura na composição dos livros escolares e que configura o ensino "tradicional" de português, concebido como o estudo da língua "correta" e legitimado pela autoridade dos escritores. A seleção das fontes foi feita em acervos públicos de Curitiba: em livros didáticos de português (para as séries correspondentes às quatro finais do Ensino Fundamental e às três do Ensino Médio atuais) foram identificados os escritores mais citados - Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade - e, destes, foram arrolados 45 textos com referências ao tema da língua. Voltou-se aos livros escolares, em cuja amostra, reduzida a 14 coleções representativas, foi possível constatar que a contribuição dos escritores exemplares não teve lugar e que, além disso, o tratamento dispensado a seus textos enfatiza o normativismo.
Collections
- Teses & Dissertações [10009]