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dc.contributor.advisorGil Filho, Sylvio Fausto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorCollere, Maria Alice de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T14:23:20Z
dc.date.available2024-04-01T14:23:20Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28439
dc.descriptionOrientador: Sylvio Fausto Gil Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Sonia Maria Marchiorato Carneiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: As questões ambientais tem ocupado grande espaço nas discussões educacionais seja ela formal ou informal e, a Educação Ambiental tem sido defendida como um dos meios capazes de gerar reflexões e ações que levam a novas posturas diante da realidade sócio-ambiental. Instigada a desvendar como se sustentam as ações dos professores em relação às suas práticas ambientais, essa pesquisa buscou analisar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal, localizadas em Colombo/PR. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as ações e concepções dos professores em relação à prática ambiental proposta nos projetos escolares. Buscou-se analisar o contexto teórico-metodológico dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas envolvidas na pesquisa, traçando um paralelo com as finalidades, objetivos e princípios da Educação Ambiental apontados nos documentos produzidos nos diversos encontros e debates nacionais e internacionais. Verificou-se que as discussões estabelecidas nesses debates, estão distantes do ambiente e da realidade escolar. Os professores, despreparados em relação à temática, devido a falta de cursos de formação ambiental, à burocratização e superficialidade da Educação Ambiental encontram-se mergulhados num emaranhado de dúvidas e perdidos na complexidade das questões e conceitos ambientais. Concluise que uma verdadeira política educacional, que inclua a Educação Ambiental num enfoque holístico e interdisciplinar, deve estabelecer espaços realmente participativos, onde, além de possibilitar aos professores o acesso às informações, também favoreçam as suas práticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The environmental matters have occupied great space in the educational discussions , being formal or informal and, the environmental education has been defended as one of the capable means to generate reflections and actions that lead to new postures in front of the social-environmental reality. Urged to discover how the teacher's actions are supported in relation to their environmental experience, this reaserch searched to analyse the projects of environmental education developed in the public schools, located in Colombo-Pr. The main objective of this research was to analyse the teachers' actions and ideas about the environmental experience proposed on the school projects. This research tried to analyse the theorical-methodological context of the environmental educational projects developed in the schools involved on this research, featuring a parallel with the goals, objectives and principles of the environmental education pointed on the documents produced on several national and international meetings and discussions. It was checked that the discussions established on these debates are distant from the environmental and the school reality. The teachers, unprepared in relation to the theme, due to a lack of courses of environmental formation, bureaucratization and superficiality of the environmental education are involved with doubts and lost on the complexity of questions and environmental concepts. It was concluded that a true educational policy, which includes an environmental education focusing in a general and interdisciplinal view, must establish spaces really participative, where, besides permitting the teachers to access the information, benefit from the practice too.pt_BR
dc.format.extentxvi, 118f. : il. color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Colombo (PR)pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleEducação ambiental : a contribuição dos projetos escolares nas discussões ambientais nas escolas públicas municipais de Colombo/Prpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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