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dc.contributor.otherCortés Paredes, Ramón Sigifredo, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorSantos Junior, Milton Correia dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T12:55:53Z
dc.date.available2024-03-01T12:55:53Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28259
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ramón Sigifredo Cortés Paredespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 22/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 90-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em 2011, a indústria automotiva e de veículos agrícolas foi responsável por 5% do PIB total brasileiro e há perspectivas de crescimento para 2012. Este crescimento traz consigo a preocupação com o impacto ambiental causado pela emissão de gases poluentes como o CO2. Para reduzir a emissão de gases poluentes, a indústria automotiva tem empregados aços que permitem a redução da espessura dos materiais e, por conseguinte o consumo de combustível, mantendo-se os níveis de segurança veicular. Esta nova classe de material é denominada aços avançados de alta resistência (AHSS) e dentre esta nova família, os aços DP 600 têm sido empregados em vários componentes da carroceria. Para a soldagem destes novos materiais de menor espessura, o processo Cold Metal Transfer (CMT) tem sido empregado devido ao seu apelo comercial de baixo aporte térmico, entretanto, pouca informação está disponível na literatura sobre a influência deste processo sobre a formação do cordão e sobre a ZTA deste tipo de material. O presente trabalho teve a finalidade de verificar a influência do processo CMT sobre as características geométricas do cordão e características da ZTA do aço DP 600 fabricado pelo processo de recozimento contínuo. Para tal, foi utilizado robô para manipulação da tocha e fonte CMT para deposição de cordão sobre chapa de 1,6 milímetros de espessura através do processo de soldagem por curto-circuito convencional e CMT. Os perfis de cordão resultantes do processo convencional e CMT apresentaram-se bastante distintos quanto à profundidade de penetração e diluição. A ZTA do DP 600 apresentou a formação de martensita na região de grãos grosseiros para ambos os processos. Para a menor velocidade de soldagem, o CMT apresentou maior pico e dureza média. Já para a maior velocidade de soldagem, o processo convencional apresentou maior média e o CMT apresentou maior pico de dureza.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In 2011, automotive industry and agricultural vehicles accounted for 5% of the total Brazilian GIP and there are growth prospects for 2012. This growth brings with it preoccupation with the environmental impact caused by the emission of pollutant gases such as CO2. To reduce the emission of polluting gases, the automotive industry has employed steels which allow the reduction of thickness of material and thus fuel consumption, while maintaining the levels of vehicle safety. This new class of material is called advanced high strength steels (AHSS) and among this new family, the DP 600 steel have been used in various parts of the body. For the welding of these new materials of lesser thickness, the process Cold Metal Transfer (CMT) has been employed due to its commercial appeal of low heat input, however, little information is available in the literature on the influence of this process on the formation of the seam and HAZ on this type of material. This study aimed to investigate the influence of the CMT process on the geometrical characteristics of the seam and characteristics of HAZ of steel DP 600 manufactured by the continuous annealing process. To this was used for handling robot and CMT source for the deposition of bead on plate 1.6 mm thick through the welding process by conventional short-circuit and CMT. The resulting profiles of the conventional seam and CMT shown to be very different depth of penetration and dilution. The HAZ of DP 600 showed the formation of martensite in the region of coarse grains for both processes. For smaller welding speed, the CMT had a higher peak and average hardness. For the higher welding speed, the conventional had a higher average and CMT had higher peak hardness.pt_BR
dc.format.extent94f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectChapas de açopt_BR
dc.subjectAço - Soldagempt_BR
dc.subjectAço de alta resistênciapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleInfluência da transferência metálica por curto-circuito e CMT na geometria do cordão e características da ZTA do Dual Phase DP600pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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