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dc.contributor.authorFabricio, Ana Carolina Baggio
dc.contributor.otherSilva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T20:53:26Z
dc.date.available2015-11-16T20:53:26Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/28112
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 10/05/2012
dc.descriptionInclui referências
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégias de marketing e comportamento do consumidor
dc.description.abstractResumo: Um fator importante relacionado ao consumo é o de que ele estabelece critério de distinção social, pois pode ser utilizado para evidenciar a participação do indivíduo a um determinado grupo capaz de se distinguir dos demais. Através da mensuração e análise do capital cultural dos sujeitos investigados essa pesquisa relaciona as características desses com seus hábitos de consumo baseando-se em mensuração de atitudes de consumir de forma menos ou mais sustentável na busca por uma relação que caracterize a distinção social. Os dados foram coletados por meio de questionários através do software Qualtrics e de questionários impressos, no período de agosto e setembro de 2011. As análises foram executadas pelo software SPSS e fez-se uso de análise multivariada. Foram identificados como grupos de consumidores: consumidores mais conscientes e com uma tendência maior de colaboração com a sustentabilidade; consumidores que podem ser diferenciados pelo seu poder aquisitivo; consumidores representados pelos seus bens. Porém, dentre os grupos identificados não foi verificada uma relação significativa entre o consumo e o capital cultural dos indivíduos. O estudo amplia o debate acerca do consumo sustentável, quem são esses consumidores, como o marketing pode identificar esse nicho de mercado e acessar esses indivíduos.
dc.description.abstractAbstract: An important factor related to consumption is that it establishes the criteria of social distinction, which can be used to highlight the participation of the individual to a particular group that can be distinguished from the others. Through measurement and analysis of the cultural capital of the investigated sample this research relates to the characteristics of their spending habits based on the measurement of attitude about consumption patterns, in order to verify less or more sustainable acts, in the search for a connexion that characterizes the social distinction. The data were collected through questionnaires using Qualtrics software and printed questionnaires between August and September 2011. The analyses were run using SPSS software and was performed by multivariate analysis. Were identified as groups of consumers: consumers more aware and more likely to collaborate with sustainability; consumers who can be distinguished by their purchasing power; consumers represented by their property. However among the identified groups was not observed a significant correlation between consumption and cultural capital of individuals. The study extends the debate about sustainable consumption, who are these consumers, how marketing can identify his niche market and access to these individuals.
dc.format.extent170f. : il., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos ambientais
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos sociais
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração
dc.titleRelações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social
dc.typeDissertação


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