Cooperafloresta : resistência e autonomia na construção do sujeito agroflorestal
Resumo
Resumo: Como tema deste trabalho delimitamos a construção de sujeitos agroflorestais a partir da experiência da Associação de Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo - SP e Adrianópolis - PR (COOPERAFLORESTA). A pesquisa objetiva compreender a formação de resistência ao modelo instituído de produção de alimentos e a construção de autonomia em relação à gestão dos projetos de vida dos agricultores, ambas características fundamentais à construção de sujeitos agroflorestais. Tal estudo se evidencia por uma pesquisa qualitativa com 34 (trinta e quatro) agricultores e 2 (dois) técnicos utilizando como procedimentos de coleta de dados a observação participante e entrevistas semi estruturadas e abertas. A análise se delineou mediante a aproximação dos dados aos elementos constituintes das categorias de autonomia e resistência definidos à luz dos referenciais teóricos. A pesquisa se justifica pela possibilidade de revelar relações e ações sociais que favoreçam aos agricultores o alcance dos sentidos de suas ações. Os conhecimentos gerados podem fornecer subsídios para políticas públicas e para novos projetos da COOPERAFLORESTA. Como resultados podemos inferir que os agricultores e técnicos da COOPERAFLORESTA construíram um modelo de referência em produção agroflorestal e resistem ao modelo instituído de produção de alimentos mediante a valorização da floresta como fonte de sustentação. Por isso contrariam a lógica de extinção do ecossistema originário, estimulando o agricultor a observar a organização da floresta e integrar-se com ela para potencializar as relações entre as espécies. A resistência ao instituído também foi observada na organização do trabalho em mutirões, os quais multiplicam as possibilidades de intervenção nas propriedades e são convenientes para a geração de responsabilidade, elemento constituinte da autonomia. A organização da COOPERAFLORESTA favorece a construção da autonomia dos agricultores em seus projetos de vida especialmente com o incentivo para a autogestão de sua base de recursos materiais e imateriais, tendo em vista a premissa básica da agrofloresta de que os insumos utilizados devem ser locais, preferencialmente internos à propriedade. Observou-se que o sistema participativo de gestão da associação e o processo de Certificação desenvolvido junto à Rede Ecovida de Agroecologia propiciam igualmente a construção de autonomia, pois instituíram a geração de projetos individuais e coletivos e utilizam ferramentas de autogestão desenvolvidas pelos próprios agricultores, os quais também protagonizam os processos de decisão da Associação. Contudo, tendo em vista que a maior parte dos recursos da comercialização dos produtos se origina dos programas públicos de fomento à agricultura agroecológica, se percebeu um grau de dependência destas estruturas, o que compromete a autonomia dos agricultores. Por fim, se infere ainda que a afirmação e a disseminação de valores no processo educativo e produtivo desenvolvido pela COOPERAFLORESTA é geradora de autonomia porque fortalece os atores na construção de seus projetos de vida mediante tanto o conhecimento dos significados de suas práticas socioambientais, quanto na fé que eles empregam em suas ações. Abstract: As the theme of this work we delimited the construction of agroforestry subjects from the experience of Agroforestry Agriculturists Association of Barra do Turvo - SP and Adrianópolis - PR (COOPERAFLORESTA). The research aims to understand the formation of resistance to the established model of food production and the construction of autonomy in relation to the management of life projects for farmers. Both characteristics are fundamental to the construction of agroforestry subjects. This study is evidenced by a qualitative research with thirty-four agriculturists and two technicians, the procedures used to collect data were the participant observation, semi-structured and open interviews. The analysis was outlined by bringing data to the constituent elements of autonomy and resistance categories defined in the light of theoretical frameworks. The research is justified by the possibility of revealing relationships and social actions that encourage agriculturists to achieve the sense of their actions. The knowledge generated can provide support for public policies and new projects from COOPERAFLORESTA. As a result we can infer that farmers and technicians of COOPERAFLORESTA built a reference model for agroforestry production resisting to the instituted model of food production by enhancing the forest as a source of support. Against the logic of extinguishing the original ecosystem, the whole of the agroforestry sistem stimulate farmers to observe the organization of the forest and integrate it to leverage the relationships between species. The resistance was also observed in the established organization of work in task forces, which increase the possibilities of intervention in the properties and are suitable for the generation of responsibility, a constitutional of autonomy. The COOPERAFLORESTA organization favors the construction of the autonomy of farmers in their life projects especially with the encouragement of self-management of their resource base material and immaterial, in view of the basic premise of agroforestry that the inputs used to be local, preferably internal to the property. It was observed that the system of participatory management of the association and certification process developed by the Ecovida Agroecology also provides the construction of autonomy, since establishes the generation of individual and collective projects and use self-management tools developed by the farmers themselves, who are also involved in the decision processes of the association. However, considering that most of the features of the marketing of the products originate from public programs to promote agro-ecological agriculture, we noticed a degree of dependence of these structures, which undermines the autonomy of farmers. Finally, we infer that the statementand further spread of value in education and production developed by COOPERAFLORESTA generates autonomy because it strengthens the actors in the construction of their life projects through both the knowledge of the meanings of their social and environmental practices and in the faith that they employ in their actions.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]