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dc.contributor.advisorBerger, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherLevine, Josephpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.creatorChotguis, Josépt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T12:46:49Z
dc.date.available2023-12-13T12:46:49Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27958
dc.descriptionOrientador: Ricardo Bergerpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Joseph Levinept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Agrárias, Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Economia e política florestalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco principal desta tese é dirigido ao interesse e necessidade do profissional de Ciências Agrárias e refere-se ao seu limitado acesso aos novos conhecimentos acadêmicos causado pela ausência, na universidade convencional, de um sistema andragógico de educação continuada a distância. É considerado que o rápido desenvolvimento do agronegócio brasileiro, assim como a expressiva velocidade em que surgem novas idéias, conhecimentos, conceitos, procedimentos e tecnologias, tem exigido premente atualização e estudo continuado do profissional de Ciências Agrárias. A tese discute os limites da universidade em responder a crescente demanda de conhecimento por parte de aprendizes adultos, especialmente seus ex-alunos graduados. Argumenta-se que o profissional de Ciências Agrárias, que trabalha e vive longe das universidades, sente que, a cada novo dia, o seu conhecimento está perdendo valor, assim como ele está perdendo oportunidades de crescimento profissional. Torna-se quase impossível para esse profissional freqüentar cursos presenciais considerando-se dois fatores limitantes: tempo e distância. Iniciando com a hipótese de que a metodologia educacional praticada pela universidade convencional é pouco apropriada à educação de adultos e, por outro lado, que um sistema de educação a distância pode responder aos interesses e necessidades do profissional em pauta, o autor busca evidências baseadas em fundamentos teóricos de aprendizagem de adultos e educação a distância, assim como pesquisa e analisa três estudo de casos – dois deles ocorridos no estado de Michigan, EUA e um deles no Estado do Paraná, Brasil. A análise desses casos foi conduzida à luz do enfoque teórico da aprendizagem do adulto, principalmente dos conceitos andragógicos de Malcolm Knowles, em um sistema de educação a distância. Como resultado, a tese destaca e propõe componentes essenciais para a construção de um programa de educação continuada a distância para profissionais de Ciências Agrárias. Os principais componentes referem-se a planejamento e execução, tecnologia educacional, interatividade, ambiente de aprendizagem, comunidade virtual, motivação do aprendiz, avaliação em educação a distância, parcerias em cursos a distância, apoio acadêmico e relacional, apoio e motivação de docentes, e comprometimento institucional da universidade com um programa de educação continuada a distância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main focus of this thesis is directed to the agricultural science professional concerning his limited access to the University's knowledge caused by lack of a continuing education system that attends to adult learner's interest and needs. It is considered that the quick growing of the Brazilian agribusiness as well the expressible growth rate of new ideas, knowledge, concepts, practices and technology requires urgent updating and continuing studies from the agric science professionals. The thesis takes a close look to the traditional university limits to respond to knowledge's increasing demand from adult learners specially its alumni. It argue that the agric science professional feels that his knowledge, each other day, is losing its value as well he is missing opportunities to grow professionally as his work and live are at a distance from the universities. To attend to a face-to-face educational program is quite impossible for such learner who is limited by two conditioning matters: time and distance. Starting from the hypothesis that the traditional university' educational methodology is not well appropriate to adult education and otherwise that a distance education system can respond to the agric science professionals' interest and needs, the author engages to find evidences supported by the adult and distance education theoretical bibliography and three case studies of continuing and distance education programs - two of them in Michigan State, USA and one in Parana State, Brazil. The analysis of these case studies was done towards the adult learning theoretical approach of a distance education system. The thesis results point to the most important essential tools to build a continuing and distance education program to agric science professionals based on Malcolm Knowles' concept of andragogy. The main tools are concerning in planning and management, educational technology, interactivity, learning environment, virtual community, learner motivation, evaluation, program partnership, academic and relational support, faculty motivation and support, and university commitment.pt_BR
dc.format.extent151f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEducação continuada a distância para o profissional de ciencias agrárias : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTesept_BR


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