Avaliação da aprendizagem de geometria em ambientes dinâmicos : um novo olhar no processo mediado pela tecnologia
Resumo
Resumo : Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação com intenção formativa quando a aprendizagem de Geometria se realiza em "ambientes informatizados". Tendo em vista as características de dinamismo, interatividade, meio para modelagem e simulação, múltiplas representações e capturação de procedimentos que estes ambientes apresentam, foi esenvolvido um dispositivo de avaliação tecnológico constituído de planilhas eletrônicas interligadas de modo a permitir ao professor: desencadear comportamentos a observar e interpretar, observar e interpretar esses comportamentos, comunicar os resultados de sua análise e sua apreciação, e finalmente, remediar os erros e as dificuldades analisadas. Para operacionalizar esse dispositivo optou-se pelo ambiente de Geometria Dinâmica que o software Cabri Géomètre oferece para acompanhar o desenvolvimento de ações que favoreçam o "pensar matematicamente", isto é, de modo a permitir ao aluno: estabelecer relações ao construir, visualizar e movimentar; conjecturar ao interpretar e experimentar; buscar explicações pesquisando; levantar hipóteses e experimentar; e, finalmente concluir com correção e clareza. Abstract: This work presents a study on the evaluation with formative intention when the learning of Geometry is carried out through in a computer environment. In view of the characteristics of dynamism, interaction, midium for modeling and simulation, multiple representations and procedure capturation that these environments present, were developed a technological device of evaluation consisting of linked electronic spread sheets in order to allow the professor: to unchain behaviors to observe and to interpret, to observe and to interpret these behaviors, to communicate the results of its analysis and its appreciation, and finally, to attenuate the errors and the analyzed difficulties. To make this device work it was choosed the environment of Dynamic Geometry that software Cabri Géomètre offers to follow the development of actions that favors the mathematical thinking, that is, in order to allow the student: to establish relations when constructing, visualizing and putting into motion; to conjecture when interpreting and experimenting; to search for explanations researching; to raise hypotheses and experiment; and finally, to conclude with correction and clarity.
Collections
- Teses & Dissertações [9105]