dc.contributor.advisor | Westphalen, Cecilia Maria, 1927- | pt_BR |
dc.contributor.author | Kroetz, Lando Rogerio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T16:09:56Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T16:09:56Z | |
dc.date.issued | 1975 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/27802 | |
dc.description | Orientador: Cecília Maria Westphalen | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduaçao em História | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No presente trabalho ê feita a analise das estradas de ferro em Santa Catarina, incluindo um estudo das transformações econômicosociais ocorridas no Estado, no período de 1910 a 1960. Compenetran do-se da importância das ferrovias na formação da economia brasileira, apresenta-se um quadro das zonas geoeconômicas catarinenses onde, apesar da chegada do caminhão e das facilidades de comunicações, a vida econômica e política ainda ê polarizada em torno dos trilhos de aço. Levantam-se alguns dos principais problemas que a organização ferroviária promoveu no desenvolvimento social, econômico e cultural de Santa Catarina, como a criação de centros de produção e de mercados internos e externos de consumo, exigindo a circulação multidirecional. Nesta transformação, a principal influência determinadae r£ tratada na vida das estradas de ferro, criando núcleos de povoadores ao longo de seus trilhos, foi a exigência mais rápida dos bens do co mêrcio. Exigência pois de aperfeiçoamento técnico. | pt_BR |
dc.format.extent | 141f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - História | pt_BR |
dc.subject | Santa Catarina - História | pt_BR |
dc.title | As estradas de ferro de Santa Catarina (1910-1960) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |