Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWestphalen, Cecilia Maria, 1927-pt_BR
dc.contributor.authorKroetz, Lando Rogeriopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T16:09:56Z
dc.date.available2019-11-27T16:09:56Z
dc.date.issued1975pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27802
dc.descriptionOrientador: Cecília Maria Westphalenpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduaçao em Históriapt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho ê feita a analise das estradas de ferro em Santa Catarina, incluindo um estudo das transformações econômicosociais ocorridas no Estado, no período de 1910 a 1960. Compenetran do-se da importância das ferrovias na formação da economia brasileira, apresenta-se um quadro das zonas geoeconômicas catarinenses onde, apesar da chegada do caminhão e das facilidades de comunicações, a vida econômica e política ainda ê polarizada em torno dos trilhos de aço. Levantam-se alguns dos principais problemas que a organização ferroviária promoveu no desenvolvimento social, econômico e cultural de Santa Catarina, como a criação de centros de produção e de mercados internos e externos de consumo, exigindo a circulação multidirecional. Nesta transformação, a principal influência determinadae r£ tratada na vida das estradas de ferro, criando núcleos de povoadores ao longo de seus trilhos, foi a exigência mais rápida dos bens do co mêrcio. Exigência pois de aperfeiçoamento técnico.pt_BR
dc.format.extent141f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectSanta Catarina - Históriapt_BR
dc.titleAs estradas de ferro de Santa Catarina (1910-1960)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples