Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Sérgio, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorBiscaino, Aline Portellapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T11:59:10Z
dc.date.available2021-05-06T11:59:10Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27774
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sérgio Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática . Defesa: Curitiba, 29/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 81-85pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar no processo de formação inicial de licenciandos em Física, de uma universidade pública, o desenvolvimento da História e Filosofia da Ciência e o que dizem esses licenciandos sobre a utilização desse enfoque em situações de estágio de regência. Para isso, acompanhamos um grupo de licenciandos de uma universidade pública durante o ano de 2010, nas atividades desenvolvidas na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Física, buscando elementos de HFC na formação inicial desses licenciandos, bem como conhecendo a noção de enfoque histórico-filosófico apresentada pelos mesmos. Ainda, procuramos levantar os fatores que influenciam no planejamento e execução das atividades didáticas propostas pelos sujeitos da pesquisa para utilização desse enfoque. Desta forma, esta investigação compreende um estudo de caso com três licenciandos no qual utilizamos diferentes fontes para a constituição dos dados: questionário, entrevista, observação e análise de documentos. Nossa fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a inserção da HFC no Ensino de Ciências no intuito de construir com os estudantes do Ensino Médio uma visão mais adequada de Ciência, entendendo-a como uma construção humana e desenvolvida num contexto histórico-social. Também, abordamos autores que refletem sobre a formação docente numa perspectiva que busca entender os conhecimentos necessários ao professor e defendem uma postura diferenciada do docente em relação à sua prática como um profissional crítico e reflexivo. Para analisar parte de nossos dados, utilizamos alguns elementos da Análise de Discurso advindos de uma orientação teórica francesa que busca unir o lingüístico e o sócio-histórico. A partir dos resultados, concluímos que, apesar de existir, por parte dos licenciandos, uma noção do enfoque histórico-filosófico na educação em Ciências e de seus objetivos, não há uma concepção bem fundamentada de como atuar efetivamente segundo esse enfoque em sala de aula. E é notável uma diferença entre o pensamento dos licenciandos baseada possivelmente na existência de uma formação anterior em uma das situações especificamente. Por último, é possível perceber um distanciamento entre o discurso dos licenciandos em relação ao enfoque histórico-filosófico da ciência e sua prática em sala de aula e suas percepções do enfoque dentro da Licenciatura em Física.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aim to analyze the process of pré-service Physics teacher education, of a public University, the development of History and Science philosophy and what appears in these undergraduates' discourse on the use of this approach in teaching internship. For that, we followed a group of undergraduates in a public university during the year 2010, in the activities developed during the interns hip in Physics Education, seeking HPS elements in the initial education of these undergraduates, as well as knowing the notion of historical-philosophical approach presented by them. We also looked to factors that influence planning and accomplishment of activities proposed by the research subjects for the utilization of this approach. This investigation includes a case study with three pré-service teachers in wich we used different sources for data constitution such as: survey, interview, observation and document analisys. The theoretical background is based in authors that discuss insertion of HPS in the Science teaching with the interest of build a more adequate vision of Science, understanding it as a human construction and developed in a socihistorical context. We also looked to authors that discuss on the instructor education in a perspective that seeks to understand the knowledge needed to the teacher and the ones that defend a distinguished stance of the instructor in relation to his practice as a critical and reflexive professional. To analyze part of our data, we used some elements of the Discourse Analysis from a french orientation that seeks to combine the linguistic and the socio-historical. From these results, we concluded that, despite of existing, by the undergraduates, a notion of the historical-philosophical approach in Science education and of it's goals, there is not a well founded conception of how to act effectively acording this approach in the classroom. Ther is very distinct between undergraduate's thoughts based on the existence of a previous education, specially with of the pré-service. At last, it is possible realize a detachment between the pré-services discourse in relation to the historical-philosophical approach of Science; their practices in the classroom, and their perceptions of the approach in the undergraduation program of Physics Education.pt_BR
dc.format.extent164 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO enfoque histórico-filosófico da ciência no ensino e na formação inicial de professores de física : estudo de caso com licenciados em situação de estágio de docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples