dc.contributor.advisor | Zainko, Maria Amélia Sabbag | pt_BR |
dc.contributor.author | Coelho, Rubia Helena Naspolini | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T17:36:18Z | |
dc.date.available | 2022-08-18T17:36:18Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/2775 | |
dc.description | Orientadora: Maria Amélia Sabbag Zainko | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho analisa o sistema nacional de avaliação do ensino superior, com ênfase no Exame Nacional de Cursos, no interior do contexto da reforma do Estado brasileiro e respectivas políticas para a avaliação da educação superior desenvolvidas no decorrer dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), considerando este sistema enquanto expressão e parte do conjunto destas políticas. Para tanto, toma as políticas de avaliação do ensino superior na conjuntura das transformações do modo de produção capitalista em âmbito mundial nas últimas décadas e respectivos fundamentos para as reformas de Estado e do ensino superior, explorando, inclusive, as orientações propaladas pela UNESCO e pelo Banco Mundial entre os anos de 1990 e 2000. Com a finalidade de realizar um estudo crítico do sistema de avaliação do ensino superior desenvolvido no Brasil entre 1995 e 2002 e explorar as especificidades nacionais, realiza uma análise do período anterior ao ano de 1995 para apreender o movimento de construção histórica da avaliação deste nível de ensino no país, além de tomar as políticas avaliativas para o ensino superior desenvolvidas nos mandatos de Cardoso em suas relações com os processos de reforma do Estado e da educação superior nacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | xi, 244 f. : grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Brasil - 1990-2002 | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | As políticas de avaliação da educação superior brasileira no contexto da reforma do estado : 1995-2002 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |