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dc.contributor.advisorZainko, Maria Amélia Sabbagpt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Rubia Helena Naspolinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T17:36:18Z
dc.date.available2022-08-18T17:36:18Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2775
dc.descriptionOrientadora: Maria Amélia Sabbag Zainkopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho analisa o sistema nacional de avaliação do ensino superior, com ênfase no Exame Nacional de Cursos, no interior do contexto da reforma do Estado brasileiro e respectivas políticas para a avaliação da educação superior desenvolvidas no decorrer dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), considerando este sistema enquanto expressão e parte do conjunto destas políticas. Para tanto, toma as políticas de avaliação do ensino superior na conjuntura das transformações do modo de produção capitalista em âmbito mundial nas últimas décadas e respectivos fundamentos para as reformas de Estado e do ensino superior, explorando, inclusive, as orientações propaladas pela UNESCO e pelo Banco Mundial entre os anos de 1990 e 2000. Com a finalidade de realizar um estudo crítico do sistema de avaliação do ensino superior desenvolvido no Brasil entre 1995 e 2002 e explorar as especificidades nacionais, realiza uma análise do período anterior ao ano de 1995 para apreender o movimento de construção histórica da avaliação deste nível de ensino no país, além de tomar as políticas avaliativas para o ensino superior desenvolvidas nos mandatos de Cardoso em suas relações com os processos de reforma do Estado e da educação superior nacionais.pt_BR
dc.format.extentxi, 244 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasil - 1990-2002pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs políticas de avaliação da educação superior brasileira no contexto da reforma do estado : 1995-2002pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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