Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCleto, Marcelo Gechele, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorGronovicz, Marco Auréliopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T18:13:11Z
dc.date.available2024-04-18T18:13:11Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27740
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo G. Cletopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 16/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 152-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aborda o tema estratégia de produção e suas características principais dentro da área de Engenharia de Produção. Como metodologia, este trabalho de caráter qualitativo exploratório foi realizado a partir de entrevistas de campo, observação direta, observação participativa e análise documental realizadas num estudo de múltiplos casos em empresas de médio e grande porte do setor eletroeletrônico de Curitiba e região metropolitana. Faz um levantamento via referencial, das estratégias corporativas e de produção discutidas por autores ao longo de quase vinte anos. Investiga as estratégias de produção utilizadas no período da pesquisa em empresas representativas deste segmento, pertencentes à área setorial de serviço de manufatura em eletrônica. Conclui que fatores relevantes como a globalização e consequente internacionalização das empresas, o ciclo de vida e tipo do produto, a tecnologia, o conhecimento da mão de obra e a rede de fornecedores influenciam diretamente nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais, assim como na escolha das estratégias de produção adotadas. A pesquisa permitiu mapear algumas das principais ações adotadas pelas empresas investigadas para manterem-se competitivas e atenderem de forma adequada às necessidades desse mercado. Como contribuição identificou, comparou e analisou as prioridades competitivas, os fatores relevantes que atuam na definição das estratégias de produção, as ações adotadas nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais das empresas pesquisadas, suas características e similaridade, e se estas fazem parte de algum grupo estratégico identificado em campo. Também fornece um panorama atualizado do segmento de serviço de manufatura em eletrônica no mercado local e internacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The approach of this paper is about production strategy and its main features within the Production Engineering area. The methodology used was qualitative exploratory conducted through interviews, direct observation, participative observation and documentation analysis carried out by multiple cases studies in medium and big size companies of the electroelectronic sector of Curitiba and metropolitan area. This work does a survey by bibliography of the corporative and production strategies discussed by authors over nearly twenty years. It investigates the production strategies used during the search's time in representative companies of this market, in the sectorial area of manufacturing electronic service. It concludes that relevant factors as the globalization and the consequent internalization of the organizations, the life-cycle and product type, the technology, the intensity and knowledge of manpower and the supply chain directly has influence on the structural and infra-structural decision areas as well as the choice of production strategies implemented. The research allowed to map some of the major actions taken by the investigated companies in order to remain competitiveness and to meet adequately the needs of this market. As a contribution it identified, compared and analyzed the competitive priorities, the relevant factors that act in the definition of production strategies, the actions taken in the of structural and infrastructural areas of the researched companies, its characteristics and similarity, and if these are part of some strategic group identified in the field. It also provides an updated overview of the electronics manufacturing service segment in the local and international markets.pt_BR
dc.format.extent173f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.titleEstratégias de produção utilizadas no setor eletroeletrônico : fatores relevantes de impactopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples