Modelo de currículo para ensino de conjunto de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Botânica - UFPR
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Data
1982Autor
Luz, Gastão Octávio Franco da, 1946-
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Resumo: O problema gerador deste trabalho refere-se ao currículo de Botânica, ofertado pela Universidade Federal do Paraná, a diferentes Cursos de Graduação. Tratado, ate o momento, em termos de programação de conteúdos, não vem revelando alternativas que atendam as necessidades da clientela, nem as expectativas de desenvolvimento da própria Botânica, enquanto Ciência. Buscando no passado a compreensão do presente, através de sinopse histórica, foi possível identificar: a- tradicional tendência em desenvolver o estudo dos vegetais tendo em vista critérios econômicos, preponderantemente; b- a existência de uma Botânica feita no Brasil por pesquisadores estrangeiros e literatura importada, em lugar de uma Botânica do Brasil, capaz de corresponder âs peculiaridades da flora nacional, algo distinta da européia e da norte-americana; c- a ausência de autonomia universitária a nível departarmental, o que implica em tomadas de decisão independentemente da postura dos especialistas em relação aos problemas - pertinentes aquela Ciência. A partir dos valores botânicos relativos a conteúdo processos e princípios, acrescidos de inovações geradas pela Escola Botânica do Paraná, ê proposto um modelo de currículo flexível a adequações a diferentes concepções de currículo e voltado pará Ensino para Competência. Mediante a combinação destes aspectos, são estabelecidas três dimensões (cognitiva, metodológica e êtico-profissional) como sendo necessárias ao currículo da Botânica. Ao todo, foram validadas 1.303 (um mil, trezentas e três) competências junto aos especialistas da Universidade Federal doParaná, os quais consideraram 86,34% como sendo ESSENCIAIS, 5,83% como DE APRIMORAMENTO e 6,90% NÃO NECESSÁRIAS ao currículo. Abstract: The originating problem of this work relates to the curriculum in Botany offered at the Federal University of Parana to different Undergraduate Courses. Being treated as it has till the present, in terms of content programming, such a curriculum did not come to disclosing any alternatives either in accordance to the needs of its clientele or to the development expectancies of Botany itself, as a science. By searching in the past for an explanation to the present, it was possible to identify in a historical synopsis: a- a traditional tendency to develop studies of vegetation under predominantly economic criteria; b- the existence of a Botany worked out in Brazil by foreign researchers, based on imported literature, instead of a Brazilian Botany, able to respond to the peculiarities of our national flora, quite diverse from those of Europe' and North America; c- the absence of a universitary autonomy within Department level, thus leading to decision-making independently from the experts' advise in relation to problems in the science of Botany. From Botany's peculiar values relating to content, processes and principles, in extension with innovative changes advanced by the Parana School of Botany, it is proposed a cur riculum model toward Competency-Based Teaching. Through systemizing of the indicated aspects, there have been stated dimensions (cognitive, methodological and ethical-professional) as required for a curriculum in Botany. In the whole, there were validated 1,303 (one thousand and three hundred three) competencies by specialists of the Federal University of Parana, rendering 86,341 of them as ESSENTIAL, 5,831 as OF IMPROVEMENT and 6,91 as NOT NECESSARY to the curriculum.
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- Teses & Dissertações [9330]