A produção dos padrões acentuais de substantivos compostos e sintagmas nominais por professores brasileiros de inglês
Resumo
Resumo : Este estudo investiga a diferença entre os padrões acentuais dos substantivos compostos e dos sintagmas nominais produzidos por professores de inglês, cuja língua-mãe é o português brasileiro. Um teste de Leitura de Frases foi elaborado e aplicado a um grupo de 14 professores, com o objetivo de analisar as suas produções e verificar as três hipóteses levantadas nesta investigação. Nesse teste, os 14 professores leram 50 frases cada um, as quais eram constituídas por 32 combinações de dois termos de substantivos compostos e 18 combinações de dois termos de sintagmas nominais enquanto eram gravados. A primeira hipótese, de que a produção dos padrões acentuais dos sintagmas nominais seria mais fácil para os professores desta pesquisa e, consequentemente, com mais acertos do que a produção dos padrões acentuais dos substantivos compostos, foi refutada. A segunda hipótese, de que combinações com seus termos concatenados teriam uma maior possibilidade de serem produzidas corretamente pelos professores que participaram desta pesquisa, foi confirmada pelos resultados obtidos. Finalmente, a terceira hipótese, de que os doublets teriam uma maior possibilidade de serem produzidos incorretamente pelos professores que participaram desta pesquisa, foi também refutada pelos resultados demonstrados no teste. Portanto, os resultados sinalizam a importância do despertar de uma conscientização em relação aos fatores que determinam a atribuição dos padrões acentuais e do seu uso apropriado, principalmente por parte dos professores, para que eles se tornem, consequentemente, mais aptos a explicar esses padrões acentuais e a orientar seus alunos nesse sentido. Abstract: This study investigated the difference between compound noun stress patterns and phrasal stress patterns produced by teachers of English whose L1 is Brazilian Portuguese. A test was designed and applied to 14 teachers, with the purpose of checking their production and verifying the three hypotheses of this investigation. In this test, the 14 teachers were asked to read aloud 50 sentences - of which 32 contained compound noun combinations and 18 phrasal combinations - while being recorded. The first hypothesis was that the production of phrasal stress patterns would be easier for the teachers who were tested in this investigation, and therefore show a higher percentage of correct productions, than the compound noun stress patterns. This hypothesis was rejected. The second hypothesis considered that concatenated combinations would be more likely to be produced correctly than the non-concatenated ones, which was confirmed by the results. Finally, the third hypothesis was that doublets would have a higher likelihood of being mispronounced; this was not confirmed by the results. A key implication which emerged from this study concerns the importance of raising teachers' awareness of the factors determining stress placement in compounds, so that they in turn are better able to explain these patterns to their students.
Collections
- Teses & Dissertações [9979]