Comunicação e educação em campanhas de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas
Resumo
Resumo: Este trabalho de pesquisa examina a ligação interdisciplinar entre a comunicação e outros campos de conhecimento, privilegiando-se aqui a interface ambiental, com ênfase na educação. A partir dessa relação, procura determinar os potenciais didáticopedagógicos da Campanha TicTacTicTac, promovida em 2009 por organizações do terceiro setor para mobilizar a sociedade com relação às mudanças climáticas globais, um tema que gera amplas preocupações, ainda que imerso em dissenso científico. Para cumprir tal objetivo, utiliza a metodologia de análise de conteúdo sobre dois corpus distintos: os onze informativos com distribuição online pela campanha e uma amostra da apropriação midiática de seus fluxos discursivos. Assim, se propõe a vislumbrar a dimensão pedagógica deste recorte de mobilização ambiental, especialmente pelo prisma de sua pretensa capacidade em estimular a adoção de modelos de produção e de padrões de consumo menos deletérios aos recursos naturais do que os observados na contemporaneidade, por meio de assertivas de caráter socioambiental, respaldadas pelo critério científico. Mais além, ao situar o acesso à informação de qualidade como alicerce para uma nova ordem de respeito aos recursos naturais, enfoca a função social da mídia, no caso expressa pelo atributo emancipador das conexões entre comunicação e educação, na perspectiva de se constituir um caminho para o legítimo e pleno exercício da cidadania.
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